Associação dos Magistrados realiza primeira eleição para diretor do Fórum de Macapá
A presidente da AMAAP, Elayne Cantuária, agradeceu ao presidente pelo apoio à iniciativa. “Como será a primeira vez que a Justiça do Amapá vai realizar essa eleição, coordenada por nós da AMMAP, só temos a agradecer a administração do presidente Carlos Tork.

Paulo Silva
Da Editoria de Política
A Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP), presidida pela juíza Elayne Cantuária, e por sugestão do novo presidente do Tribunal de Justiça da Amapá (Tjap), desembargador Carlos Tork, realizará nesta sexta-feira (24/3) eleição direta para escolha do magistrado que irá ocupar o cargo de diretor do Fórum da Comarca de Macapá.
“É uma ideia nossa de fazer um processo participativo, de democratizar a gestão. Nós temos situações diversas. Em Oiapoque, por exemplo, são dois juízes, nesse caso é o mais antigo quem assume a diretoria. Na comarca do Jari eles fazem rodízio pelo critério da antiguidade; em Santana também é por rodízio em que um fica no eleitoral e outro fica na diretoria do Fórum. Porém, como são 27 juízes atuando no fórum de Macapá, não dá mais pra ser pelo critério de antiguidade. Nesse caso, os próp rios juízes preferiram o critério de eleição direta para a nomeação do diretor e essa eleição vem com outro aspecto técnico: a descentralização da gestão”, explicou o presidente.
A presidente da AMAAP, Elayne Cantuária, agradeceu ao presidente pelo apoio à iniciativa. “Como será a primeira vez que a Justiça do Amapá vai realizar essa eleição, coordenada por nós da AMMAP, só temos a agradecer a administração do presidente Carlos Tork. Esse processo começou semana passada com uma enquete para decidir se a escolha do diretor seria por antiguidade ou eleição; em seguida quem seria o colégio eleitoral que o elegeria e quais seriam os candidatos aptos, e vai culminar com a eleição”.
A juíza Elayne Cantuária explicou ainda que após definido que o processo seria por eleição direta, os candidatos aptos para concorrer ao cargo de diretor do Fórum de Macapá são os juízes Antônio Ernesto Collares e Reginaldo Andrade.
A eleição ocorre das 8 às 16 horas, na sede administrativa da Associação dos Magistrados, que funciona no Edifício Araguari Office, Na Avenida Duque de Caxias, 1129. Os juízes eleitores também podem votar por meio eletrônico, através de e-mail e whatsapp.
Deixe seu comentário
Publicidade
