Política

Comissão de Relações Exteriores discutirá questões relacionada a abertura da ponte binacional em Oiapoque

A deputada Cristina Almeida (PSB), da comissão, explanou sobre o movimento: “Os 500 Irmãos”, ato histórico que defende “Uma Nova Guiana Francesa”, no qual o movimento social protesta contra as más condições de vida na Guiana.


Membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE), da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), em reunião na manhã desta quarta-feira (29), define calendário de visita ao município de Oiapoque, onde realizarão no próximo dia 28 de abril uma reunião ampliada com os gestores e a população do município com o objetivo de tratar sobre assuntos pertinentes a Fronteira Binacional.

A deputada Cristina Almeida (PSB), da comissão,  explanou sobre o movimento: “Os 500 Irmãos”, ato histórico que defende “Uma Nova Guiana Francesa”, no qual o movimento social protesta contra as más condições de vida na Guiana. “Nota-se que a inauguração da ponte binacional não foi planejada de forma correta, uma vez que a questão econômica veio bem antes da social”, destaca.

Cristina explicou que a mobilização é unificada também com os brasileiros, pois se trata de um só objetivo: uma nova Guiana para todos, cujas reivindicações não são contra a ponte, pois tanto os guianenses quanto os brasileiros foram a favor desde o início. “O problema é que povo não foi ouvido, foram excluídos do processo. A ponte foi aberta de forma parcial, as discussões deixaram de ser feitas e a população sofre com questões não levadas em conta”, ressalta.

O vice-presidente da comissão, deputado Paulo Lemos (PSOL), propôs para o dia 28 de abril a realização da reunião no município de Oiapoque, com a presença da prefeita Maria Orlanda (PSDB) e a bancada de vereadores, o prefeito de Saint George-FR, Georges Elfort, o governador da Guiana, Antonie Karam, prefeito Regional, Yves Roquefeuil, representante do Estado francês no território da Guiana, Ministro de Estado das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira Filho, juiz da Comarca de Oiapoque, Diego Moura de Araújo e Davi Zerbini de Faria Soares, Promotoria de Justiça da Comarca de Oiapoque, delegado da Polícia Federal, além de representantes da sociedade civil organizada, Associação Dos Catraieiros do Município de Oiapoque, associação dos transportes alternativos, associação dos comerciantes. “Vamos fazer uma carta aberta com as reivindicações e os encaminhamentos a serem tomados”, destacou o deputado, sugerindo que a comissão faça o deslocamento pela rodovia para verificar in-loco as condições da estrada. Para o deputado Jaci Amanajás (PV), chamou a atenção para o atraso nas obras da aduaneira no lado brasileiro. O parlamentar citou alguns dos problemas que precisa ser revisto com a abertura da ponte como: doenças sexuais, drogas e exploração sexual. “Tem muita coisa que precisamos está atento”, frisou Jaci Amanajás, elogiando a iniciativa da reunião envolvendo várias autoridades.

A presidente da comissão, deputada Raimunda Beirão (PMB), disse que a sessão será uma oportunidade dos dois países colocarem as dificuldades que ora afligem.


Deixe seu comentário


Publicidade