Política

Ministro Sarney Filho reúne com governador Waldez para tratar de temas ligados ao meio ambiente

Na oportunidade será assinada uma portaria interministerial para criação de um grupo de trabalho que irá regulamentar o artigo 3º do Decreto Presidencial que cria o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.


O Amapá recebe nesta quinta-feira, 30, às 10h30, no Museu Sacaca, a Caravana Verde do Ministério do Meio Ambiente, que objetiva orientar e auxiliar os Estados no combate ao desmatamento. Liderada pelo ministro Sarney Filho a comitiva, que já passou pelos estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso, chega ao Amapá para discutir políticas conjuntas que o mantenha como um estado com baixo índice de desmatamento.

Na oportunidade será assinada uma portaria interministerial para criação de um grupo de trabalho que irá regulamentar o artigo 3º do Decreto Presidencial que cria o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O decreto pode substituir as reservas legais das propriedades rurais dentro dos assentamentos administrados pelo Incra.

Atualmente produtores só podem explorar para a agricultura familiar 20% da área. O decreto pode aumentar em até 50%, regulando as medidas de preservação. A comissão é formada por MMA, INCRA, ICMBio e SEMA.

O Ministério do Meio Ambiente tem recurso disponível para implementação de políticas que visam o desenvolvimento econômico. O objetivo do ministro Sarney Filho é conversar com os entes federados, estados, municípios, e encontrar soluções para redução do desmatamento e ao mesmo tempo oferecendo alternativas econômicas que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável como o combate à pobreza possibilitando a inclusão social.

Além dos secretários do MMA, a equipe é formada pela presidente do Ibama, Suely Araújo, pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, pelo diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Às 14h30, Sarney Filho visitará a sede do Ibama para a doação de madeiras apreendidas aos municípios atingidos pelas cheias.


Deixe seu comentário


Publicidade