Heraldo Almeida
O que é música instrumental

A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.
Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.
Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.
Showzaço
Dia 5 de maio tem o show “Clássicos”, do consagrado cantor brasileiro, Flávio Venturini, no Armazém (av: Duque de Caxias – Centro). Informações:99149-6446 e 99137-3130.
“Canta Brasil”
Todo sábado é dia de ouvir o melhor repertoria da boa Música Popular Brasileira (MPB), no programa “Canta Brasil”, na Diário FM 90,9.
Das 6 às 8 da noite. Sintonize.
É hoje
Show “São Batuques” que Beto Oscar e Helder Brandão irão realizar, neste sábado, 1, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h.
Com participação especial do cantador Eudes Fraga. Informações: 98137-3130.
Forrobodó
A Fejufap vai apresentar o seu projeto 2017 para a quadra junina amapaense, neste sábado, 1, na sede do São José (Laguinho), a partir das 20h. Boa sorte.
Projeto MPA
Lançamento do DVD do Projeto MPA (Música Popular do Amapá), vai acontecer no domingo, 2.
No bar O Barril (esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva), às 12h.
Os artistas que participaram da temporada 2016 vão comemorar o sucesso do projeto.
Amadeu Cavalcante, Enrico Di Miceli, Annie Carvalho, Roni Moraes, Laura do Marabaixo, Cássio Pontes, Mayara Braga, Rambolde Campos, Nonato Santos, Claudete Moreira, Cléverson Baia, Marcelo Dias, Nani Rodrigues, Paulinho Bastos, Helder Brandão, Loren Cavalcante, Brenda Melo, Beto Oscar, João Amorim, Finéias Nelluty, Naldo Maranhão e Banda Negro de Nós.
Eleição
Conselho Estadual de Cultura está em processo de escolha das comissões eleitorais.
A eleição das cadeiras que representam os segmentos culturais, está prevista para o mês de abril.
Candidato
Amigo artista plástico, Gibran Santana, se apresenta como pré-candidato à cadeira das artes plásticas, na eleição do Conselho Estadual de Cultura, em abril. Boa sorte.
Positivo
O 2º Encontro das Artes, ontem (31), na Galeria de Artes Samaúma (Araxá) é mais um projeto realizado pelo programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9), em parceria com a Galeria.
Artistas de todos os segmentos e estilos estiveram presentes fortalecendo a cultura tucuju. Parabéns.