Cidades

Crianças se unem no combate ao Aedes

Com o apoio da Sala Estadual de Situação, que coordena as ações de combate ao Aedes, as crianças foram às ruas, no entorno da escola, para eliminar possíveis criadouros.


Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti marcou o Dia Mundial de Saúde, celebrado nesta sexta-feira, 7. O evento mobilizou 270 crianças da Escola Municipal Rondônia, que participaram de palestras educacionais e instruções de como evitar o nascimento do mosquito.

Com o apoio da Sala Estadual de Situação, que coordena as ações de combate ao Aedes, as crianças foram às ruas, no entorno da escola, para eliminar possíveis criadouros. Segundo o Coronel Alexandre Veríssimo, da Defesa Civil, para se ter uma efetividade na luta contra o mosquito é preciso o envolvimento de todos.

“Atingindo as crianças, saberemos que os futuros cidadãos terão essa consciência dentro de casa. Hoje sabemos que 80% dos criadores são causados pelo lixo doméstico, então tendo essa educação, poderemos reduzir bastante a proliferação do mosquito”, ressaltou.

O apoio na ação foi solicitado pela direção da escola, que de forma lúdica buscou alertar alunos, pais e a sociedade quanto aos perigos da presença do Aedes. “Quando a criança tem essa noção, ela acaba fiscalizando as ações dos pais e isso acaba contribuindo de forma muito positiva dentro da sociedade como um todo”, disse a diretora Eliquilandia Marques.

O pequeno João Henrique, de 8 anos, viu que o aprendizado adquirido na escola também poderá ser levado para casa. “Aqui aprendemos que não pode jogar lixo no chão e quando ver algo que possa acumular água, tem que eliminar para não deixar o mosquito nascer. Também vou fazer isso em casa. Quando chegar, vou procurar no quintal para tirar”, comentou.


Deixe seu comentário


Publicidade