Temer agradece ao presidente chinês por ‘solução efetiva’ para carne brasileira
Principal importador da carne brasileira, China anunciou embargo ao produto logo após Operação Carne Fraca, mas, depois, retirou barreiras

A Secretaria de Imprensa da Presidência informou que o presidente Michel Temer conversou durante esta semana com o colega chinês, Xi Jinping, e o agradeceu pela “solução efetiva” sobre a carne brasileira.
Principal importador da carne, a China anunciou embargo ao produto logo após a Operação Carne Fraca ter sido deflagrada pela Polícia Federal, mas, uma semana depois, retirou as barreiras, exceto dos frigoríficos alvos da investigação.
“O presidente Michel Temer reforçou o interesse de juntar esforços dos dois lados para o maior aprofundamento da cooperação bilateral e agradeceu à parte chinesa a solução efetiva do tema da exportação dos produtos de carne brasileira à China”, diz a nota divulgada pela assessoria da Presidência.
Deflagrada em 17 de abril pela PF, a Carne Fraca investigou o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura na liberação de licenças para frigoríficos sem a devida fiscalização.
Após a operação, alguns países, entre os quais China e Hong Kong, principais importadores da carne brasileira, anunciaram embargo ao produto, de maneira parcial (somente dos frigoríficos alvos das investigações) ou integral.
Críticas de Temer à operação
Após a PF deflagrar a Carne Fraca, o presidente fez alguns discursos com críticas à operação. Em um encontro na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), por exemplo, Temer disse que o “desastre” parecia “insuperável”, mas o país conseguiu se recuperar.
Ele também disse, durante evento empresarial em Brasília, que o “grande alarde” da PF causou “embaraço” econômico para o Brasil.
Por fim, em enrevista à GloboNews, o presidente declarou disse que o “espetáculo” da operação causou prejuízos para o país.
Deixe seu comentário
Publicidade
