Cidades

Governo reforça política de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

No dia 17 de maio, o evento se concentrará na Zona Norte da capital


Na manhã desta terça-feira, 25, uma reunião na Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), discutiu detalhes da programação que será realizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para o enfrentamento à violência praticada contra crianças e adolescentes, no mês de maio. O alvo são pessoas cadastradas em programas sociais gerenciados pela Sims e demais públicos.

No dia 17 de maio, o evento se concentrará na Zona Norte da capital. Em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei 9.970/2000, a programação ocorrerá na Zona Sul de Macapá. Informações sobre a temática serão repassadas ao público de forma lúdica e clara, por meio de vídeos, curta metragens, encenações teatrais e outros.

A secretária adjunta da Sims, Luzia Grunho, ressalta que a iniciativa do estado, em parceria com a deputada estadual Marilia Góes (PDT), visa disseminar, garantir o acesso à informação para o maior número de pessoas e conscientizá-las, de forma que estas saibam como proceder, para proteger-se ou denunciar, caso violentadas. O ponto alto da programação será o anúncio de duas grandes ferramentas de combate à violência contra o público infantil no Amapá: o “Disque Abraça-me” (central de atendimento local e não nacional como o disque 100) e o “Espaço Abraça-me”.
“Lançaremos o Disque Abraça-me, uma ferramenta estadual para atendimentos de denúncias. O Espaço Abraça-me, por sua vez, será um local para o acolhimento e cuidado de forma humanizada, não só da criança, mas também da mãe ou responsável que o acompanha no atendimento quando há abuso”, adianta a secretária, informando ainda que nesta casa de acolhimento haverá profissionais capacitados como assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, médicos em regime de sobreaviso e espaços como brinquedoteca e observatório, sendo este último o espaço onde serão armazenados todos os dados referentes aos atendimentos, que serão utilizados posteriormente para planejamentos de políticas públicas nesta linha de atuação.

A Sims faz parte da Rede Abraça-me no Amapá, uma rede que reúne instituições governamentais e não governamentais que trabalham de forma articulada, buscando aprimorar e melhorar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, atuando também com ações de cunho preventivo.


Deixe seu comentário


Publicidade