Cidades

Ajuda humanitária chega a mais três municípios do Amapá

As famílias atingidas passaram a receber materiais de auxílio.


Desde o aumento das chuvas no estado, no mês de fevereiro, o Governo do Amapá por meio da Defesa Civil Estadual, solicitou do governo federal ajuda humanitária às famílias que enfrentam os danos causados pela ação da natureza. Logo após, a situação de emergência ser reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), uma ação conjunta entre integrantes de instituições estaduais e municipais passou a dar suporte à população.

Até o momento, seis municípios do estado foram beneficiados com as entregas dos kits humanitários: Calçoene, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari e Macapá, no distrito do Bailique. Após o levantamento realizado pelos técnicos da Defesa Civil Estadual junto com a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e munícipios, as famílias atingidas passaram a receber materiais de auxílio. Os kits abrangem cestas de alimentos, kits de higiene pessoal, kits de limpeza, kits infantis, colchões e garrafões de água mineral.

No último sábado, 29, foi a vez das famílias dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho receberem os materiais dos kits humanitários. A entrega contou com a participação do governador do Amapá, Waldez Góes, dos prefeitos das cidades contempladas, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, agentes de endemias dos municípios, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além de órgãos municipais. A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) fez o auxílio com os caminhões e balsa para carregamento dos materiais.
De acordo com a secretária da Sims, Nazaré Farias, as equipes de assistentes sociais fizeram as visitas in loco, momento em que eram registrados o número de pessoas integrantes da família e os endereços das residências. “Em posse das informações cadastras, iniciamos o planejamento logístico para a organização e posteriormente entrega desses materiais que consideramos primordiais para minimizar a urgência da situação”, esclareceu a gestora.

O governador do Amapá, Waldez Góes, falou da importância e missão das instituições envolvidas, resultando em uma reposta positiva para a população. “Se não fosse o nível de organização das prefeituras e do governo do estado, tendo um diálogo contínuo com o governo federal muito bem colocado, não teríamos a agilidade no envio desses materiais. Não tivemos problemas com nenhum município, cumprimos o que exige a legislação, no sentido de comprovar a gravidade de cada caso de decretação de emergência”, afirmou Góes.

A equipe de governo também visitou as áreas afetadas pela cheia dos rios. O governador Waldez Góes destacou ainda que os municípios vão continuar assistidos pelas autoridades. “Todos continuarão sobre nosso olhar, iremos fazer tudo que cabe ao poder público, pois isso diminui o sofrimento dessas famílias. O monitoramento e acompanhamento das equipes continuarão nas áreas de risco”, destacou o chefe do Executivo estadual.


Deixe seu comentário


Publicidade