Cidades

Núcleo de Hidrometeorologia alerta para perigos no trecho Sul

Alerta chama a atenção para trechos em condições criticas de trafegabilidade da Rodovia



 

O Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Estudos e Pesquisas do Estado do Amapá (Iepa) emitiu um alerta informando que o trecho Sul da BR 156, entre Macapá e Laranjal do Jari, encontra-se com atoleiros e buracos ocasionados pela forte chuva que caiu das 21h de quinta-feira, 19, e durante todo o dia de sexta-feira, 20. Segundo dados do Iepa, choveu 130 milímetros neste trajeto, enquanto que a estimativa era de, no máximo, 80 milímetros.

O gerente do núcleo, meteorologista Jefferson Vilhena, recomenda que se evite fazer o percurso Macapá-Laranjal do Jari pelos próximos dias. Segundo ele, como a situação da estrada está perigosa, há grandes chances de acidentes automotivos no trajeto. “Caso seja imprescindível viajar para Laranjal do Jari, é necessário que o motorista tenha muito cuidado para não perder a direção”, reforça.

A chuva, que durou cerca de doze horas de quinta para sexta-feira, foi um caso atípico para o mês de março. No ano passado, choveu 320 milímetros em março, enquanto que a previsão para este ano seja de 500 milímetros, um pouco acima do esperado de 400 milímetros.

Na semana que vem a equipe do Núcleo de Hidrometeorologia irá substituir a Estação Fluviométrica de Laranjal do Jari. A atual estação está quebrada desde o ano passado devido à umidade do município e, por isso, não se tem análises atuais sobre o nível do Rio Jari.


Deixe seu comentário


Publicidade