Douglas Lima

Sonho

O gato é de uma gratidão maravilhosa. A quem lhe dá comida, ele sempre acompanha com carinho de dar inveja a qualquer ser humano. Mas o sonho é um fenômeno do homem e da mulher.


O sonho é inerente ao ser humano. Há quem diga que os animais chamados irracionais também sonham. O ser humano é racional, quer dizer, possui a razão, mas também é animal. Por isso, tem os seus momentos de irracionalidade. Já o bicho, o animal pra valer, age pelo instinto, o homem também tem o seu instinto. O instinto de fidelidade do cachorro é impressionante. Não diria o mesmo do instinto do homem. O gato é de uma gratidão maravilhosa. A quem lhe dá comida, ele sempre acompanha com carinho de dar inveja a qualquer ser humano. Mas o sonho é um fenômeno do homem e da mulher. Tem o sonho físico, que afeta a mente com imagens, pensamentos e fantasias. Especialistas dizem que o sonho tem a ver com o dia a dia das pessoas, mas também podem ser premonições. São famosos os sonhos interpretados por José do Egito e o profeta Daniel. E há o sonho da aspiração, da realização pessoal ou coletiva. Ah, esse tipo de sonho mexe com todos. Todos sonham conseguir alguma coisa. Abraham Lincoln, depois de muitos reveses, conseguiu ser Presidente dos Estados Unidos; Ghandi sonhou ser livre sem violência, e a Índia dele conseguiu se livrar da Inglaterra sem dar sequer um tiro; Martin Luther King Jr. sonhou dias melhores para o homem negro da América do Norte, conseguiu. Esses três grandes homens foram assassinados. Sim, mas não mataram os sonhos deles. Como também a grande maioria dos atuais políticos brasileiros não matará os sonhos do nosso povo de um dia virmos a ser uma Nação próspera, ordeira e feliz, independente deles.

 

Confissão

Vou falar de confissão. Para mim, a confissão, na essência do termo, é a que mais se aproxima da verdade. Nela, na confissão pura, a pessoa extravasa as suas culpas, portanto, fala a verdade, e a verdade, por sua vez, muda de significado de acordo com a civilização, a cultura e a sociedade. Mas na confissão ela é manifestada mais propriamente, porque se torna a busca de um alívio para o ego, independente de onde a pessoa se encontra. Existem várias formas de confissão. Há a confissão feita na justiça dos homens; a professada entre pessoas que se ferem física ou moralmente; há até a confissão meio que inocente de errinhos banais, mas que mexem com os mais sensíveis. Para a maioria do mundo, no entanto, a confissão na essência da palavra é aquela feita ao sacerdote, na busca de consolo espiritual. Busquemos essa confissão. Ela é importante na caminhada da vida, principalmente para aqueles que não esperam a morte, mas a Vida Eterna, a Vida no Reino de Deus. Entre as confissões, também há aquela travestida em delação, hoje muito em voga no Brasil, no curso da Operação Lava Jato. A pessoa confessa o crime que cometeu, porém cita todos os que com ele transgrediram. Quer dizer, é um alcaguete, bandido que quer livrar a própria cara, não se garante, e põe os outros na mesma barca da corrupção. Ah, agora a delação já é chamada de colaboração.

 

Resposta certa
Quando Jesus fazia uma pergunta, não era porque Ele não sabia a resposta. Pode ter certeza de que Ele queria esclarecer algo.
Jesus e Seus discípulos estavam em Cesareia de Filipe, longe de sua terra. Era um lugar de idolatria e opressão, um lugar ameaçador; política e espiritualmente. Naquele ambiente, Jesus apresentou duas perguntas importantes para a compreensão de Sua identidade. Ele não estava interessado em Seu índice de popularidade, mas queria que os Seus seguidores soubessem quem era aquele que estavam seguindo.
Hoje, a nossa cultura é tão hostil e contrária a Jesus como na época em que Ele perguntou pela primeira vez: “…Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mateus 16:13). Como nos dias de Jesus, as pessoas dão uma longa lista de ideias inadequadas e incorretas sobre o nosso Salvador, que se estendem de: “apenas um bom mestre” até a “um separatista” e “intolerante”.
A verdadeira pergunta foi e continua sendo: “Mas vós […] quem dizeis que eu sou?” (16:15). Pedro declarou corajosamente: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). Jesus disse que a confissão correta de Pedro foi uma percepção dada por Deus e que Pedro era bem-aventurado por causa de sua declaração (v.17).
Como Pedro, confesse que Jesus é o seu Salvador. Você receberá encorajamento e será abençoado.
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus… —1 João 5:1
— Joe Stowell


Deixe seu comentário


Publicidade