Detran apresenta números no encerramento da campanha ‘Maio Amarelo’
No período de 2013 a 2015 foram autuados 2.829 condutores embriagados ao volante

O governo do Estado encerrou nesta terça-feira, 30, a Campanha Maio Amarelo, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP). O evento aconteceu na praça Veiga Cabral com uma série de ações, cujo objetivo foi sensibilizar a população sobre a boa conduta no trânsito. Houve apresentação teatral, panfletagem e intervenções que chamaram a atenção das pessoas que passavam pelo centro comercial de Macapá.
A campanha começou no dia 9 deste mês com palestras e blitze. Um dos focos da campanha foram as escolhas tomadas que podem fazer a diferença no trânsito. Um dos palestrantes, o policial rodoviário federal Aldo Balieiro, afirmou que as pessoas vivem diante de escolhas, como decisões de avançar um sinal vermelho ou dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas. “Por isso a Organização Mundial de Saúde entende que não é um acidente, foi uma escolha que provocou um resultado”, explicou Balieiro.
Segundo o policial, a maioria dos acidentes são causados por comportamentos de risco como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, e uso de celular e bebida ao volante.
O gerente do Núcleo de Educação para o Trânsito do Detran, Fábio Costa de Souza, informou que os resultados da campanha foram positivos. “Desenvolvemos mais de 30 intervenções durante a programação deste ano, principalmente com os ciclistas, pois é grande o número de acidentados, contudo, o Amapá está caminhando a passos largos para a redução no número de acidentes no trânsito”, afirma Fábio.
Os jovens, também público alvo da campanha, estiveram presentes no encerramento da programação. Dilcilene Maciel, de 14 anos, acredita que “independentemente da idade, é importante participar, pois quem faz o trânsito somos nós e crescemos aprendendo a forma correta de nos comportar nas ruas”.
A campanha Maio Amarelo contou com vários parceiros, entre eles, Polícia Militar, Polícia Rodoviário Federal (PRF), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foram responsáveis por diversas atividades durante o mês de maio, como mesas redondas, palestras, blitze educativas e workshop.
Números
No período de 2013 a 2015 foram autuados 2.829 condutores embriagados ao volante, infringindo o artigo nº 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O número no mesmo período para abordagem a condutores sem carteira de habilitação foi de 760. Outras 852 autuações foram relacionadas a outros artigos.
Levantamentos mais recentes apontam que somente no ano de 2016 foram autuados 1.164 condutores que se encontravam embriagados ao volante, já os condutores não habilitados somam 341 infrações. Outros artigos infringidos somam 1.041 ocorrências.
Deixe seu comentário
Publicidade
