Cidades

Governador assina contrato e mantém agentes de endemias

O vínculo da última seleção havia expirado no último dia 2. A nova contratação é válida por mais seis meses.


O Amapá manteve o reforço na “guerra” contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O governo renovou o contrato de 168 agentes de endemias, que nos últimos seis meses ajudaram a reduzir significativamente a incidência destas doenças no Estado. A autorização de renovação foi assinada pelo chefe do Executivo amapaense, Waldez Góes, na manhã desta quarta-feira, 7, durante cerimônia no Palácio do Setentrião.

O vínculo da última seleção havia expirado no último dia 2. A nova contratação é válida por mais seis meses. Segundo o secretário de Estado das Saúde, Gastão Calandrini, os agentes vão continuar atuando em seis municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Pracuúba. Os prefeitos de três destes municípios estiveram presentes na solenidade: Ofirney Sadala, de Santana, Márcio Serrão, de Laranjal, e Maria Orlanda, de Oiapoque.

O governador ressaltou a importância do trabalho dos agentes de endemias com dados estatísticos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Conforme os boletins, em comparação com o mesmo período do ano passado, os índices apresentaram melhoras significativas.

Somente em Macapá, por exemplo, onde vão continuar atuando os mesmos 87 agentes de endemias, de janeiro até maio, os casos de suspeita de dengue caíram de 1.156 para 304, redução de 26%. Nos casos confirmados a queda foi de 56% em todo o Estado. Já com casos de chikungunya, houve redução de 45,6% nos casos confirmados em todo o Estado: eram 57 em 2016, e este ano 31.

“Com certeza essa queda na incidência destas endemias se deve à atuação dos agentes, por isso é suma importância a decisão de dar continuidade neste trabalho”, avaliou o governador. Ele também evidenciou as campanhas educativas lançadas nos veículos de comunicação pelo governo e as mobilizações nos dias de mutirão.


Deixe seu comentário


Publicidade