Política
Nogueira confirma liderança, é eleito presidente e promete reconstruir o PT
Em pleito mais uma vez conturbado, mas agora com a participação de representantes de todas as correntes do partido, ex-prefeito de Santana se propõe a unir o partido e retomar espaços nos parlamentos estadual e federal

O ex-prefeito de Santana e ex-deputado federal Antônio Nogueira foi eleito no último sábado (17) presidente do Diretório Regional do PT no Amapá, conquistando 96 votos contra 81 votos de sua oponente, Anny Távora, que representava a corrente liderada pelo ex-deputado Joel Banha e sua esposa, Dora Nascimento.
Essa foi a segunda vez consecutiva que Nogueira derrotou adversários históricos dentro do partido. Na primeira vez, no dia 06 de maio deste ano, a eleição foi anulada pela direção nacional do PT, atendendo pedido feito por Joel Banha, que alegou falta de quórum, depois que partidários dele se retiraram em meio a uma pancadaria generalizada no local da votação. Empossado logo após a apuração dos votos, o novo presidente prometeu dar novos rumos ao partido.
“Nosso grande projeto, a partir de agora, é buscarmos a unidade partidária, superarmos as divergências, os problemas internos que ocorreram; vou buscar a unidade, trabalhar intensamente pela reconstrução do partido diante de tudo o que acontece a nível nacional, para chegarmos firmes às eleições e retornarmos aos parlamentos federal e estadual; eu vou trabalhar essa unidade partidária, vou fazer esse exercício, porque historicamente grupos que ganham (eleições internas) acabam deixando os outros isolados; eu não vou fazer isso, vamos dialogar, vamos abraçar a todos, e os que não quiserem essa união terão que tomar outros rumos”, alertou.
Questionado sobre a participação de membros do PT no governo estadual e na prefeitura de Macapá, mesmo sendo oposição, Antônio Nogueira afirmou que o partido vai deliberar sobre essa situação: “Não existe deliberação do partido sobre isso; temos membros do PT no governo do estado e na prefeitura de Macapá, e vamos trabalhar pra tomarmos uma posição, saber se vamos ficar oficialmente dentro do governo e da prefeitura, ou não; até agora os membros (que ocupam cargos no GEA e PMM) não têm deliberação, anuência, mas vamos tomar uma posição politica sobre isso”.
Sobre seu futuro político, Nogueira revelou que será candidato a deputado estadual no ano que vem: “Estou querendo disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, aqui mesmo no Amapá; esse é o meu futuro político, porque em 2018 eu já poderei concorrer a cargo eletivo, e eu quero participar ativamente das decisões políticas no estado”.
Eleições anuladas
Após um grande tumulto durante a eleição realizada no dia 6 de maio, o ex-deputado estadual, Joel Banha, e o ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira foram chamados para uma conversa com a Executiva Nacional do PT, em Brasília, e decidiram realizar nova eleição para o comando do partido no Amapá.
O recurso ao diretório nacional foi levado pelo então presidente estadual Joel Banha, alegando que não havia quorum para a votação. Ele argumentou que Antônio Nogueira promoveu a eleição “na marra” e se declarou vencedor. O recurso de Joel foi recebido na Secretaria de Organização Nacional do PT (Sorg) de onde, sem entrar no mérito, por conta de acordo entre as partes, a eleição foi anulada.
Deixe seu comentário
Publicidade
