Cidades
Consumidores reclamam de cobrança indevida de bandeira tarifária pela CEA
Direção da empresa afirma que, em regra, isso não acontece, mas admite que falhas podem ocorrer e orienta a quem se sentir prejudicado para procurar a sede da empresa

Vários ouvintes ligaram para a bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) na manhã desta segunda-feira para reclamarem que a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) estaria fazendo cobrança indevida de bandeira tarifária nas faturas referente a maior e junho deste ano. Acionada pela produção do programa por telefone, a direção da CEA afirmou que, em regra, isso não acontece, mas admitiu que falhas podem ocorrer por ocasião do faturamento e orientou a quem se sentir prejudicado para procurar a sede da empresa.
Um dos ouvintes, que se identificou como Nazareno, afirmou que sua conta de luz, com leitura em 19 de junho, foi faturada com a bandeira tarifária vermelha, que há muito tempo não é praticada no Amapá: “É preciso que a CEA explica à população a razão dessa bandeira vermelha; outra irregularidade é o fato de que em junho a bandeira aplicada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi a verde, mas a conta de julho, que se refere ao mês de junho, veio com a bandeira amarela, elevando, assim o preço a ser pago”, reclamou.
Uma funcionária do setor comercial da companhia, que se identificou como Kiara, explicou como é feito o faturamento: “Por determinação da Aneel foi aplicada a bandeira verde em junho, mas e bom esclarecer que, por isso, o consumo é faturado de 1º a 30 de junho sem sem acréscimo bandeira tarifaria; s Só que em geral o cliente que tem a fatura feita em junho tem parte do consumo em junho e outra parte em maio; logo o consumo é proporcional em maio e junho, tendo, portanto, o consumo dividido entre esses dois meses”.
Sobre a aplicação da bandeira vermelha na conta de energia do ouvinte, o diretor do Setor Comercial da CEA, Edmundo Pinheiro, admitiu que no caso específico do ouvinte pode ter havido alguma falha, mas é necessário que o mesmo procura a empresa para que a situação seja esclarecida: “Eu não posso dizer agora se de fato houve falha com relação a esse consumidor, porque é precisa analisar a sua situação, por isso é importante que ele procure a empresa levando as suas contas para que seja feita essa avaliação”.Iluminação pública
Questionado pela bancada do programa sobre a transferência da responsabilidade da iluminação pública para as prefeituras, Edmundo revelou que apenas três municípios amapaenses já têm plena responsabilidade sobre a gestão, mas informou que vários outros já estarão assumindo esse serviço nos próximos meses.
“Macapá, Santana e Laranjal do Jari já assumiram formalmente a responsabilidade da iluminação pública; a CEA já iniciou a transferência dos ativos para os municípios; agora estamos fazendo essa transferência para Itaubal, Oiapoque, Porto Grande, Serra do Navio e Pracuúba, e posteriormente estaremos trabalhando com os demais municípios”, ponderou.
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