Cidades

Setap inicia recadastramento de beneficiários de passe livre e meia passagem no Amapá

Sem qualquer custo para os usuários, sindicato das empresas de ônibus acelera implantação do sistema de biometria, através de reconhecimento fácil. Recadastramento é obrigatório


O coordenador de bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), Artur Sotão, confirmou na manhã desta quarta-feira (12) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) o início do processo de recadastramento dos usuários de meia passagem e passe livre no Amapá, dando início à implantação dos sistema de biometria, através de reconhecimento fácil. Ele alertou aos usuários que o sistema é obrigatório.

De acordo com o Sotão, o objetivo do sistema é conter a evasão de recursos por causa de fraudes decorrentes da utilização dos cartões por terceiros: “O sistema é muito eficiente, e onde foi verificou-se uma queda radical nas fraudes, possibilitando a recuperação de recursos para investimentos em várias melhorias do transporte público, inclusive a renovação da frota. Já estamos trabalhando em caráter experimental com vários veículos. Ao todo 243 ônibus, das linhas urbanas e metropolitanas receberão as câmeras de biometria facial”.

Perguntado se o sistema identifica em tempo real a utilização irregular dos benefícios por terceiros, bloqueando-se imediatamente os cartões, Artur Sotão disse que não, afirmando que a imagem gerada pelas câmeras instaladas nos ônibus é encaminhada, por meio de um software, que compara com a foto do cadastro do estudante no Setap e, se identificada alguma irregularidade, os técnicos do Setap notificarão o titular do benefício, que será multado no valor das tarifas utilizadas de forma ilegal, mas em caso de reincidência o cartão será bloqueado pelo prazo de seis meses.

“Estamos aproveitando o mês de julho, que é de pouca demanda no Setap e até agosto vamos expandir o processo. É importante esclarecer que os estudantes ou usuários de benefícios sociais que já fizeram a atualização cadastral este ano estão liberados, mas quem possui cartão anterior a 2016 deve procurar o prédio do Setap e atualizar seus dados, ressaltando-se que esse recadastramento só contempla quem tem benefício tarifários, como os alunos que têm direito a meia passagem e os que possuem passes livre. Quem tem o cartão cidadão, por exemplo, ão fará o recadastramento”, pontuou.


Deixe seu comentário


Publicidade