Política Nacional

Temer viaja à Argentina para participar da cúpula do Mercosul

Presidente decolou em direção a Mendoza no fim da tarde desta quinta. Segundo Planalto, Temer abordará temas como a crise na Venezuela e acordos comerciais do bloco.


O presidente Michel Temer viajou no fim da tarde desta quinta-feira (20) para a cidade argentina de Mendoza, onde participará da 50ª Cúpula do Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A comitiva brasileira que participará da cúpula será composta pelos ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Marcos Pereira (Indústria e Comércio Exterior) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), além de outros integrantes do governo.

As atividades da cúpula estão previstas para esta sexta e, segundo o Palácio do Planalto, Temer buscará no encontro com os demais chefes de Estado do Mercosul abordar temas como a crise política e econômica que atinge a Venezuela e os acordos comerciais do bloco.

A situação no país governado por Nicolás Maduro tem se agravado desde o ano passado. Políticos que fazem oposição ao atual regime passaram a ser presos; a Suprema Corte assumiu as funções do Congresso, de maioria oposicionista; cidadãos venezuelanos passaram a pedir refúgio ao Brasil; e passou a faltar no país remédios, comida, equipamentos e papel higiênico.

Integrante do Mercosul, a Venezuela foi suspensa do grupo em dezembro do ano passado por não ter cumprido, segundo os demais países do bloco, os acordos e tratados do protocolo de adesão.
Em uma nota divulgada nesta quarta (19), o Ministério das Relações Exteriores do país disse protestar de forma “categórica” contra o encontro “ilegal” do Mercosul em Mendoza.

“A Venezuela decidiu soberanamente não asistir às reuniões, que carecem de total legalidade, por violarem abertamente a normativa do Mercosul, assim como normas básicas do Direito Internacional”, dizia trecho da nota.

Cúpula do Mercosul
Na 50ª cúpula do Mercosul, o Brasil assumirá a presidência do bloco econômico.

De acordo com o porta-voz do governo, Alexandre Parola, ao assumir o comando do bloco, o presidente Michel Temer destacará a importância de o Mercosul concluir o acordo sobre compras governamentais; a continuidade da eliminação de barreiras comerciais entre os integrantes do bloco; e harmonização de normas técnicas.

Ainda segundo Parola, as negociações do Mercosul para o fechamento do acordo comercial com a União Europeia também estarão entre as prioridades do presidente durante a cúpula em Mendoza.

Agenda de Temer
Pela agenda divulgada pela Presidência, Temer desembarcará em Mendoza ainda na noite desta quinta.

Nesta sexta (21), a sessão plenária com os líderes dos países do Mercosul está marcada para as 10h20 (hora local), no Hotel Intercontinental Mendoza.

A transmissão da presidência do bloco para o Brasil está prevista para o início da tarde. Pela programação, haverá um almoço dos chefes de Estado.

A agenda oficial também prevê a assinatura de um acordo do Brasil com a Argentina sobre bitributação.

Temer deverá retornar ao Brasil no período da tarde.


Deixe seu comentário


Publicidade