Política

Povos indígenas:Emenda de Davi beneficia mais de 5 mil índios

A emenda parlamentar do senador destinou recursos na ordem de 800 mil reais que possibilitaram a compra de 7 voadeiras de 12 metros, 6 motores de 40 HP e 23 geradores de energia que levarão luz a comunidades que até hoje permaneciam no escuro.


O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) esteve no último sábado, 12, no município de Oiapoque para a entrega de equipamentos para a população indígena do extremo Norte do país. Mais de 300 índios e 50 caciques estiveram presentes durante a solenidade que contou com a presença do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklinberg de Freitas.

A emenda parlamentar do senador destinou recursos na ordem de 800 mil reais que possibilitaram a compra de 7 voadeiras de 12 metros, 6 motores de 40 HP e 23 geradores de energia que levarão luz a comunidades que até hoje permaneciam no escuro. Inicialmente serão atendidas as aldeias Kumenê, Kumarumã, Ariramba, Uwaha, Manga e Santa Izabel; comunidades que serão priorizadas por não possuírem outro tipo de acesso que não o fluvial.

Para o ano que vem, estão previstos mais de um milhão de reais para levar mais qualidade à vida das populações indígenas que ainda lutam para manter sua identidade. Um dos direcionamentos será a criação da Casa de Apoio aos indígenas em Oiapoque, município que detém o maior número de habitantes indígenas em terras como Juminá, Galibi e Uaça, esta última com mais de 4 mil habitantes.

Para o senador, um resultado que reafirma o compromisso assumido e a relação de confiança entre as lideranças e o poder público. “Responsabilidade que assumi por ter conhecimento das necessidades pelas quais os indígenas passam com a escassez de transporte adequado e sem energia elétrica. Acredito que confiança é uma palavra que todos nós devemos ter nesse momento pelo qual o país passa e, através do nosso trabalho e dos benefícios que podemos oferecer através dele, procuro preservar a confiança que depositam em nosso mandato”, disse Davi.

O presidente da Funai ressaltou a importância da parceria como instrumento para beneficiar as comunidades indígenas. “Ao final do processo me sinto orgulhoso de ter participado juntamente com o senador e com toda a equipe da Funai e demais envolvidos com o objetivo de garantir os direitos dos nossos povos indígenas. Graças a essa emenda, nossas comunidades que nunca tiveram eletricidade terão energia, e mais de 5 mil índios serão beneficiados. Posso afirmar que todos serão atendidos porque com a garantia do senador para mais uma emenda tratarei de efetivar o processo que disponibilizará no próximo ano; mais de um milhão de reais destinados a garantir meios para melhoria na qualidade de vida dessas comunidades.” Comemorou o presidente.


Deixe seu comentário


Publicidade