Cidades

Em nota, MPF diz que cabe a Janot decidir estratégia de invest

Disputam com a Polícia Federal comando da Lava Jato



 

Envolvido em uma divergência com a Polícia Federal (PF) nas investigações da Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota na qual reafirma que cabe ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conduzir as investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

O comunicado diz que a definição da estratégia da operação é responsabilidade de Janot porque ele terá a responsabilidade de oferecer eventuais denúncias no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os políticos suspeitos de envolvimento nas irregularidades.

Nos últimos dias, veio a público uma disputa de bastidores entre policiais federais e procuradores da República em torno do comando da apuração da Operação Lava Jato, explicitada em uma desavença na ordem dos depoimentos dos políticos investigados no caso.
A crise entre as autoridades que atuam no caso foi revelada a partir da suspensão, por ordem do Supremo, de depoimentos que haviam sido previamente marcados pelos policiais federais sem aval da Procuradoria Geral da República. Também causou incômodo entre procuradores da República depoimentos já feitos por policiais sem uma consulta prévia.

Mais cedo, a PF divulgou nota ressaltando que o STF não determinou “uma ordem de preferência” para os depoimentos e que todas as oitivas já feitas contaram com a participação do Ministério Público Federal.

No comunicado divulgado nesta sexta, o MPF destaca a decisão do ministro Teori Zavascki, relator do caso no Supremo, de suspender parte dos depoimentos sobre o caso que haviam sido marcados para esta semana em inquéritos que envolvem 40 investigados.


Deixe seu comentário


Publicidade