Cidades

Prefeitura de Macapá limpa pela 11ª vez ponto de lixeira viciada no bairro Cidade Nova

Em fevereiro, fiscais do Município flagraram uma pessoa jogando lixo no local proveniente de uma panificadora.


A Prefeitura de Macapá tem trabalhado constantemente para erradicar os chamados pontos de lixeira viciada. Segundo o último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), mais de 50 locais usados como área de descarte irregular de lixo e entulho foram detectados.
Um desses fica na Av. 1ª Projetada, no bairro Cidade Nova. Mesmo com intensa fiscalização, ainda é utilizado para descarte de lixo e entulho. Situado atrás de uma escola municipal, o local já foi limpo pela prefeitura 11 vezes somente este ano, totalizando a retirada de mais de 300 toneladas de lixo. São caroços de açaí, móveis e eletrodomésticos quebrados, animais mortos, material de restos de obras e outros tipos de resíduos.
 
Em fevereiro, fiscais do Município flagraram uma pessoa jogando lixo no local proveniente de uma panificadora. Ela foi notificada e levou os fiscais até o responsável por contratá-la para se desfazer do material. O dono da panificadora foi notificado e multado.
Segundo o titular da Semur, Claudiomar Rosa, esse é apenas um caso entre tantos. “Não adianta multarmos um ou dois e apreendermos carrinhos, somente isso não acaba com o problema de lixeira viciada. A população precisa cumprir o papel dela de preservar a limpeza do local e também de fiscalizar, pois é a que sofre com mau cheiro e proliferação de pestes, como ratos e baratas”.
Punição
De acordo com a Lei Complementar 054/08, a punição para quem for identificado despejando resíduos em via pública é notificação e multa, no valor de até R$ 2 mil, podendo ainda responder no Ministério Público por crime ambiental. Pelo número de telefone 99147-1050, a população pode enviar fotos, vídeos ou ligar para denunciar quem joga lixo em via pública.

Deixe seu comentário


Publicidade