Policiamento escolar intensifica ações preventivas e repressivas em Macapá
Mesmo contando apenas com uma viatura e 8 homens, equipe é responsável pela segurança de 78 escolas. Trabalho é intenso e comandante admite que o crime, principalmente tráfico de drogas, já chegou aos estabelecimentos de ensino

O comandante do policiamento escolar, que integra o 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente Marcelo Moraes, afirmou na manhã desta quarta-feira (30) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) está intensificando o trabalho preventivo e repressivo em 78 escolas sob a sua jurisdição por causa do aumento dos números de crimes praticados por alunos e também por bandidos que se aproveitam da vulnerabilidade de crianças e adolescentes para levá-los à prática de ilícitos, principalmente o tráfico de drogas.
“A Polícia Militar tem intensificado o policiamento, que é preventivo, mas também ostensivo, por causa da própria característica da PM. Infelizmente dos últimos 10 anos para cá tem aumentado muito os ilícitos praticados por jovens e adolescentes, agora com a ocorrência de crimes mesmo; só nesta semana apreendemos três armas de fogo, 48 facas, além de drogas, que são apreendidas todos os dias; na última segunda-feira, por exemplo, apreendemos na Escola José de Alencar 5 papelotes de Alencar, 10 porções de crack e 5 de maconha que estavam dentro da caixa do vaso do banheiro, além de material de embalagem; professores e diretores no chamam diariamente, por as ocorrência de crimes aumentaram muito, preocupando a comunidade escolar”.
De acordo com o comandante, no total 78 escolas públicas, em 24 bairros são atendidas pelo policiamento escolar: “Contamos apenas com uma viatura e apenas 7 homens sob o meu comando, mas todos são preparados para o serviço, e sem exceção todos já passaram por sala de aula; são pedagogos, biólogos, professores, eu sou professores de geografia, já passei pela sala de aula e muitos professores são nossos amigos até mesmo pessoais, que telefonam diretamente para o meu celular denunciando principalmente drogas nas escolas; o nosso trabalho é árduo e apesar do pouco contingente nós trabalhamos intensamente, e para isso também contamos com o apoio de outras viaturas quando necessário, assim como também nós atuamos em ocorrências diversas do ambiente escolar quando é necessário”.
O aumento da ocorrência de crimes nas escolas, segundo o tenente Marcelo, tem ocorrido por causa do oportunismo de bandidos, principalmente traficantes: “A dinâmica muda; antes os crimes, principalmente de tráfico, ocorriam no entorno das escolas, mas hoje acontece dentro da escola, porque os traficantes viram nos alunos um público interessante; e isso acontece não só nas escolas públicas, mas também nas particulares, onde não combatemos com maior eficiência porque não nos deixam entrar nessas escolas”.
Outra causa, no entendimento do comandante, é a desestruturação da família: “A falta de estrutura familiar contribui efetivamente para esse aumento; às vezes o pai ou a mãe, ou mesmo os dois juntos não têm como educar os filhos e querem que a escola e a polícia eduquem; e muitas vezes acontece de os pais reagirem negativamente à apreensão de um filho sob a alegação de que o adolescente não dá problema, é bonzinho; infelizmente, porém, temos que admitir, a delinqüência juvenil evoluiu para crime, e nosso receio é que eles, drogados, evoluam para o pior”.
Deixe seu comentário
Publicidade
