Governo encerra mês da Juventude com reformulação do Amapá Jovem e criação de conselho
Conselho da Juventude foi aprovado pela Aleap nesta quarta. Amapá Jovem será lançado nesta quinta

Às vésperas do lançamento da nova formatação de um dos principais programas de Estado – o Amapá Jovem – o Executivo conseguiu a aprovação, por unanimidade, de um novo mecanismo que vai consolidar a participação mais direta da juventude nas ações do governo para o setor.
O Conselho Estadual de Juventude do Amapá (Cejuve) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Aleap) nesta quarta-feira, 30. O projeto de lei que cria o mecanismo é de autoria do Executivo Estadual. Nos próximos dias, o governador do Amapá, Waldez Góes, deve sancionar o novo dispositivo.
A secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Joelma Santos, que acompanhou a votação do projeto, explica que o Cejuve será um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador. Segundo ela, será vinculado diretamente à Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). Entre outras competências, caberá ao conselho a formulação de diretrizes orçamentárias e alocação de recursos nos Planos Plurianual de Ação Governamental para o segmento jovem.
A secretária ressalta que durante a elaboração do projeto de lei, o governo se preocupou com a amplitude do Cejuv. A ideia era tornar o dispositivo o mais abrangente possível dentro do segmento. Por isto, o projeto aprovado pelo Legislativo legaliza representantes de entidades religiosas, de movimento estudantil, da juventude e trabalho, LGBTTT, juventude com deficiência, de comunidades tradicionais, jovens mulheres, juventude negra, juventude rural, cultural, comunitária e moradia, juventude partidária, esporte, lazer e tempo livre, e de comunicação.
“Na prática, o conselho vai exercer um papel interlocutor das ações e articulações para a política do setor. Acima de tudo, o Cejuve representa os segmentos da juventude da sociedade civil organizada. Através deles poderemos ouvir, conhecer e compreender os anseios da juventude para transformar essas necessidades em políticas públicas para atender o segmento na sua integralidade”, avaliou a gestora.
A estrutura do conselho abrange 28 membros, com 14 representantes da sociedade civil e 14 representantes do poder público (Executivo Estadual, Legislativo e Judiciário). Segundo as regras nacionais, a organização terá Plenário, Mesa Diretora, Câmara Temáticas, Grupo de Trabalho e Comissões Especiais.
Amapá Jovem
A versão 2017 do Programa Amapá será lançada na tarde desta quinta-feira, 31. O decreto de regulamentação do programa deverá ser assinado pelo governador Waldez Góes durante cerimônia no Palácio do Setentrião, sede central do governo amapaense.
O programa será reativado com uma reformulação adequada ao Estatuto da Juventude e na nova lei de benefícios federais. Após o lançamento, o governo deverá organizar uma caravana que percorrerá as cidades do interior do Estado para apresentar o projeto e levantar os possíveis beneficiários.
“O programa vai chegar a todos os municípios do Estado, nenhum deles ficará de fora. Vamos implantar uma rede com polos de atendimento regionalizado para levar as oficinas, cursos de qualificação profissional, rede de estágios e oportunidades através do empreendedorismo”, afirmou Joelma Santos.
A estimativa do governo é que a execução do programa já neste segundo semestre de 2017 beneficie mais de 5 mil jovens em todo o Estado.
Deixe seu comentário
Publicidade
