Cidades

Defesa Civil é capacitada para realização de testes rápidos de malária

O treinamento, ministrado para dez técnicos da Defesa Civil, tem como objetivo qualificar os agentes para a ação do Governo do Amapá, que ocorrerá no município de Mazagão em setembro.


A equipe técnica da Diretoria Executiva de Vigilância Laboratorial da SVS realizou no Laboratório-Escola, na manhã desta quinta-feira, 31, uma capacitação de testes rápidos de malária e confecção da gota espessa para os integrantes da Defesa Civil do Amapá. O treinamento, ministrado para dez técnicos da Defesa Civil, tem como objetivo qualificar os agentes para a ação do Governo do Amapá, que ocorrerá no município de Mazagão em setembro.

No último dia 25, gestores e técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP) estiveram na prefeitura da cidade para debater com a administração local medidas para reduzir o Índice Parasitário Anual (IPA) que está alto, de acordo com a referência do Ministério da Saúde (IPA ≥ 50 pessoas contaminadas a cada 1 mil habitantes).
Como parte dos encaminhamentos, foi deliberada a realização de um treinamento de diagnóstico/tratamento com teste rápido de malária (vivax, falciparum e mista) para atendimentos em comunidades de difícil acesso, além de ações educativas.

Será também realizada a coleta da gota espessa (método padrão ouro de diagnóstico do Ministério da Saúde), que utiliza o microscópio como ferramenta na obtenção de resultado de exames.

Capacitação
O curso foi ministrado pelo farmacêutico Giovani Rodrigues Cordeiro Mariano, a biomédica Kelly Monique Santos e o técnico em laboratório Raul Neves Tavares, todos da SVS. Os testes rápidos são de simples execução e oferecem resultado em 15 minutos. Utiliza apenas cinco microlitros de sangue total e quatro gotas do diluente.


Deixe seu comentário


Publicidade