Pesquisador da Embrapa Amapá toma posse no cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural
O pesquisador da Embrapa Amapá, Robério Aleixo Nobre, deixa a Secretaria de Ciência e Tecnologia e passa a gerenciar o setor produtivo do Amapá, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), empossou na tarde da última quarta-feira, 6/9, no Paládio do Setentrião, os novos titulares das secretarias de Ciência e Tecnologia, Turismo, Desenvolvimento Rural e do Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap). O pesquisador da Embrapa Amapá, Robério Aleixo Nobre, deixa a Secretaria de Ciência e Tecnologia e passa a gerenciar o setor produtivo do Amapá, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no lugar do engenheiro agrônomo Hélio Dantas, que assumiu o Rurap, órgão responsável pela extensão rural no âmbito do Governo do Estado. O professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rafael Pontes, é o novo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, e o advogado Vicente Cruz fica à frente da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Robério Nobre afirmou que está mudando de secretaria com a mesma disposição de atuar com foco em resultados. “Vamos definir políticas públicas na SDR e no Rurapo Hélio e sua equipe vai operacionalizar. Não adianta planejar se não tiver um resultado a ser buscado e neste resultado é primordial atuar para aumentar a produção de alimentos, inclusive manufaturados, aumentar a produção florestal, a produção mineral que é um segmento que precisamos ter mais cuidado com essa questão. Precisamos nos posicionar diante desta riqueza que precisa ser explorada no Amapá”.
A solenidade foi prestigiada pela Secretária Especial de Políticas para Mulheres (Governo Federal), Fátima Pelaes; deputada Edna Auzier (PROS), representando a Assembléia Legislativa do Amapá; o prefeito Carlos Sampaio, de Amapá; reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti; chefe-geral da Embrapa Amapá, Jorge Yared; reitor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Perseu da Silva Aparício; diretor-presidente do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas, Wagner Costa, e vários gestores e técnicos de diversas instituições.
Em seu discurso, o governador do Amapá destacou a importância de uma equipe unida e articulada com as instituições externas. “Estou feliz pela equipe, pela contribuição do Robério na Secretaria de Ciência e Tecnologia e sei o quanto vai contribuir na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Estará focado junto com o Hélio (empossado no Rurap) na questão da produção de alimentos, já sabem o que fazer com solidez, rapidez e segurança”. Se dirigindo à platéia que lotou o auditório do Palácio, Waldez Goes fez referências às instituições presentes e conclamou: “nos ajudem porque estarão ajudando o Estado do Amapá. Tenho respeito por cada colaborador, e sei do papel de instituições como a Embrapa, que traz o Robério, como a Unifap, que traz o professor Rafael”. Em seguida, ressaltou que o Brasil “vive hoje na pior crise política, moral, jurídica, policial, mas isso não atingiu a solidez de uma instituição como a Embrapa, a quem devemos muito. É esta empresa que constitui as informações, o conhecimento, o domínio para que o produtor diminua riscos e agregue valor à sua força de trabalho”.
A sintonia das atividades dos gestores públicos com a macro-política de desenvolvimento do Amapá também foi destacada por Waldez Góes. “Nós todos somos responsáveis, cada um com seu conhecimento e sua capacidade de articulação. Se pesquisarmos e não transformamos o conhecimento políticas públicas não faz sentido. Ele citou os 18 editais de financiamento de pesquisas, lançados pelo Governo do Estado, que contemplam estudos de equipes da Embrapa, Iepa, Ifap, Unifap e Ueap. “Todos os projetos aprovados de alguma forma estão articulados com o desenvolvimento do estado do Amapá”, observou o governador.
Robério Aleixo Nobre
Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1981) e Bacharelado em Direito pela Faculdade Estácio do Amapá (Famap). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: clima e meio ambiente, tecnologia agrícola, produção de energia, desenvolvimento regional amazônico, desenvolvimento sustentável modelo e planejamento, climatologia agrícola e mudanças climáticas, Direito Ambiental, impacto e conservação ambiental.
Deixe seu comentário
Publicidade
