Parceria do Amapá, Pará e MS garante vacinação em áreas isoladas
Operação Gota também vai levar assistência na área de saúde às populações indígenas da Renca e da Região do Sucurijú, na Costa do Amapá

Paralelamente à Campanha Nacional de Multivacinação, parceria entre o Ministério da Saúde e os governos do Amapá vai levar a imunização e assistência na área de saúde às populações indígenas da Reserva Mineral do Cobre e Associadas (Renca) e da Região do Sucurijú, na Costa do Amapá, através da Operação Gota. Em entrevista concedida ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9) na manhã desta quinta-feira (14), o superintendente de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, previu que só na Região do Sucurijú vão ser atendidas mais de 500 pessoas.
“Essa parceria permite o atendimento na área de saúde das populações que moram em áreas de difícil acesso, como na Renca e na Região do Sucurijpu; no que cabe ao Amapá teremos duas frentes a partir de domingo no Sucurijú e em Pedra Branca do Amaparí, na área de Renca, com acesso rodoviário, hidroviário e via área, com uma aeronave do Ministério da Defesa fazendo as operações”, explicou.
Multivacinação
O superintendente também falou sobre a Campanha Nacional de Multivacinação que está ocorrendo em todos os 16 municípios amapaenses: “O objetivo campanha é atualizar os cartões de vacina, com as vacinações sendo aplicadas até o dia 22 deste mês, mas no sábado acontecerá o Dia D, com atendimento em todos os municípios. O governo do estado, através da SVS já fez a sua parte, cabe agora aos municípios a sua execução”.
Neste ano a campanha também está contemplando jovens na faixa etária de 15 a 26 anos com a vacina contra o HPV. O público alvo são as crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). No sábado, as salas de vacina nos bairros e distritos de Macapá abrem das 8h às 17h. Pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacina à unidade de saúde, para que o profissional de saúde possa avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.
Deixe seu comentário
Publicidade
