Governo do Amapá beneficia agricultura de Oiapoque por meio da produção mecanizada
Seis equipamentos foram disponibilizados aos agricultores do município

O Governo do Amapá vem investindo cada vez mais no setor agrícola por meio da produção mecanizada, que proporciona melhores condições de trabalho aos agricultores e, ao mesmo tempo, permite o aumento da área plantada e do cultivo, o que resulta em geração de renda. Reafirmando este compromisso, na última quinta-feira, 28, durante visita a Oiapoque, o governador Waldez Góes, entre outras ações, entregou máquinas e equipamentos à prefeitura do município de 25.600 habitantes, localizado a 590 quilômetros de Macapá.
Foram disponibilizados aos agricultores oiapoquenses um distribuidor de calcário e adubo, dois tratores agrícolas, uma plaina dianteira, um arado fixo de um disco e um sucador de duas linhas. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura (MAPA). As máquinas impulsionarão o desenvolvimento da agricultura de Oiapoque, que, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), é um potencial produtor de mandioca, banana, açaí e cacau.
O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Robério Nobre esclarece que mecanizar a produção amapaense é de suma importância para aumentar a produtividade dos agriculturas e sua competitividade com o mercado. Além disso, a disponibilização dos equipamentos resulta em melhorias de condições de trabalho aos agricultures. “Com um trator desses o empreendedor consegue vários hectares de terra em um dia”, afirmou Nobre. O gestor acrescentou que Oiapoque se destaca no primeiro setor devido ao grande potencial de produzir madioca, banana, açaí e cacau.
A agricultora oiapoquense Rosemeire Santos, 43, atua no setor há 28 anos e atualmente produz cheiro-verde, mandioca e açaí com auxílio da família em um assentamento da cidade. Ela afirmou que a iniciativa é fundamental para incentivar o desenvolvimento agrícola da região. “Estamos muito felizes em saber que teremos este auxílio à disposição, é exatamente o tipo de ajuda que nós precisamos para continuar trabalhando”, afirmou.
Assistência Rural
Para desempenhar as atividades com as máquinas, os produtores receberão auxílio da da Assistência Técnica do Rurap. “Temos uma equipe em Oiapoque com mais de 10 profissionais que auxiliam os produtores, incluindo os da área indígena. Nós trabalhamos com transferência de tecnologia desenvolvida por órgãos de pesquisa”, afirmou o diretor-presidente da instituição, Hélio Dantas. O escritório do Rurap também foi beneficiado com duas motos e materiais de escritório.
Deixe seu comentário
Publicidade



