Cidades

Vara do Trabalho de Monte Dourado/Laranjal do Jari instala processo judicial eletrônico

A Vara de Monte Dourado/Laranjal do Jari acaba de instalar o Processo Judicial Eletrônico – PJe. A vara é penúltima a receber a instalação do PJe. Com isso, 98% da Justiça do Trabalho já opera eletronicamente.


Paulo Silva
Da editoria de Política

Com jurisdição em municípios dos estados do Pará e Amapá, a Vara do Trabalho de Monte Dourado/Laranjal do Jari foi criada pela Lei 8.432 de 11/06/92, e tem sede em Monte Dourado, distrito do município de Almeirim (PA), atendendo a população de Almeirim, Gurupá (PA), Porto de Moz (PA), Laranjal do Jari (AP) e Vitória do Jari (AP). Divididos pelo Rio Jari, com distância de cerca de 240 metros , os dois municípios têm sua história e desenvolvimento ligadas a implantação do Projeto Jari, na década de 60, que provocou intensa migração para a região.

A Vara de Monte Dourado/Laranjal do Jari acaba de instalar o Processo Judicial Eletrônico – PJe. A vara é penúltima a receber a instalação do PJe. Com isso, 98% da Justiça do Trabalho já opera eletronicamente. A última Vara da Justiça do Trabalho a receber a instalação do PJe será a Vara do Trabalho de Abaetetuba, no dia 6 de outubro.

O gestor do comitê regional do PJE, desembargador Sérgio Rocha, destacou o desaparecimento do chamado “tempo morto” do processo com a utilização do sistema PJE, além da redução dos custos do andamento do processo, horas de trabalho e horas que as partes e advogados esperam para a solução da demanda.

A juíza titular da Vara de Monte Dourado/Laranjal do Jari, Núbia Guedes ressaltou que a chegada do PJe não é apenas um avanço tecnológico para região, mas leva uma melhor qualidade de vida para servidores, advogados e jurisdicionado.

“Não é só a modernização do processo ou a utilização de um instrumento importante de otimização, de dinamização do processo. Para nós que vivemos aqui, que sabemos das mazelas do acesso, da logística precária, sabemos o quanto vai ser importante o PJe, com ganhos para a Vara, para os jurisdicionados e para os advogados. Ademais, não teremos que esperar um longo período de deslocamento do processo físico, desde o trânsito em julgado nas instâncias superiores até a chegada do processo na Vara. Será um novo tempo, mas feliz para todos nós” destacou a magistrada.

O advogado Rafael Bentes, representante da OAB na cerimônia, afirmou que os advogados estão dispostos a ajudar nesta nova fase da Vara. “Os desafios são postos diariamente à advocacia. Por certo, os colegas que militam na Vara do Trabalho de Laranjal do Jari estão prontos para contribuir com esse avanço na implementação do Processo Judicial Eletrônico na região”.

Rafael fez a primeira reclamação trabalhista protocolada no sistema, e teve sua audiência designada para o dia 23 de outubro. (FONTE: ASCOM com colaboração do servidor Fabrício Campos).


Deixe seu comentário


Publicidade