Heraldo Almeida
Samaúma: a rainha da floresta

Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para ao antigos povos “maia” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro. Cresce entre 60–70m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.
Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.
Em determinadas épocas “estrondam” irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.
A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.
Além disso, a árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.
A fibra é muito leve, altamente inflamável e resistente à água. O processo de separação da fibra é manual. É usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões (antigamente) e para isolamentos. Na atualidade, a sumaúma foi substituída por materiais sintéticos. As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão e também são usadas como o fertilizante. (www.caliandradocerrado.com.br).
- Lançamento
Dia 4 de outubro o escritor, César Bernardo, vai lançar sua mais nova obra literária, “Contos Que Lhe Conto”.
Na Biblioteca Elcy Lacerda, às 18h30. Rua São José – Centro.
- Louvor
Dia 16 de dezembro tem show no meio do mundo (Monumento Marco Zero), 19h, com o “3º Coração de Adorador”.
Com o cantor e compositor amapaense, Pastor Ronery Brito, e o consagrado cantor brasileiro Thalles Roberto. A realização é do Ministério Luz do Mundo.
- Convite
Dia 11 de novembro tem show do cantor e compositor, Celso Viáfora e Pedro Viáfora, no Bar Vitruviano (av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado, às 21h.
Artistas convidados: Enrico Di Miceli e Poetas Azuis. Informações: 99149-6446.
- Showzaço
Cantora Brenda Melo ensaiando para homenagear um dos maiores ícones da MPB, Tom Jobim, no show “Canta Tom Jobim”, dia 6 de outubro, no bar “O Barril, 22h.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva. Informações: 98119-2790 e 99149-7245.
- Credenciamento
Fundação de Cultura de Macapá (Fumcult) abriu edital para credenciar artistas de todos os segmentos.
As inscrições são gratuitas e serão feitas até 19 de outubro, na Fundação (esquina da av: Mendonça Furtado com a rua Eliezer Levy – Centro), e CEU das Artes (Infraero II).
O objetivo é para eventual contratação para compor a programação dos eventos, projetos e atividades artísticas e culturais realizadas e/ou apoiadas pela Fumcult.
- Marabaixo
O 2º Festival Cantando Marabaixo está agendado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na sede da escola de samba, Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Sta. Rita).
As inscrições encerram dia 13 de outubro, na Seafro, na rua Gal. Rondon, entre as avs: Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Laguinho. Informações: 99175-9142.
- Grammy Latino
O disco “Batom Bacaba”, da cantora amapaense Patrícia Bastos, foi indicado ao Prêmio Grammy Latino de Música, na categoria Raízes Brasileiras, concorrendo como Melhor Álbum.
Os indicados foram selecionados entre cerca de 10 mil submissões, em 48 categorias, de junho de 2016 a maio de 2017. A premiação é a mais importante da música latina. Boa sorte.