Política

Prefeita de Cutias é acusada de não repassar dinheiro de consi

Parcelas são debitadas na conta salário pelo banco, e mesmo valor é descontado na folha de pagamento



 

Mais uma denúncia foi protocolada junto ao Ministério Público (MP-AP) contra a prefeita de Cutias, Eliane do Nascimento Santos (Pros). Dessa vez, ela é acusada de não repassar ao Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco) as parcelas descontadas de funcionários da Prefeitura referentes a empréstimos consignados. A denúncia foi feita pela servidora Ligia Guimarães Brito, que tomou conhecimento do problema através de um comunicado oficial do Bradesco, informando que o contrato com o Município está suspenso porque a Prefeitura não está repassando o dinheiro à instituição financeira.

De acordo com Lígia, o problema é ainda mais grave porque, ao receber o seu contracheque deste mês, o desconto foi efetuado pela Prefeitura, mas, quando foi sacar os seus vencimentos, observou que o mesmo valor também foi deduzido pelo banco. “É uma situação vexatória e até mesmo humilhante, porque já ganho pouco, tenho meu orçamento programado, e agora me vejo acumulando dívidas e sendo vista como mau pagadora, tudo por causa da irresponsabilidade de uma gestora que foi eleita para cuidar do Município e da população, mas acaba cometendo todo tipo de desmandos, num criminoso descaso com o dinheiro público”, reclama.

A dívida acumulada com o Bradesco – que é a única instituição financeira que possui contrato para empréstimos consignados com a Prefeitura – passa dos R$ 400 mil. “Enquanto falta merenda, remédios, médicos, ações sociais e outros serviços básicos, a prefeita Eliane mete os pés pelas mãos. Os vereadores já deram o primeiro passo, instituindo uma comissão processante, mas não tomaram nenhuma iniciativa, ainda, para afastar a prefeita, que está à vontade para fazer o que bem entender. Já é hora do Ministério Público agir com rigor para que ela seja afastada do cargo, porque só assim as irregularidades poderão ser apuradas sem a interferência dela”, pontua a servidora.

Irregularidades na Prefeitura estão sendo apuradas pelo MP e Câmara de Vereadores

Uma comissão processante da Câmara Municipal e a Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes – que responde por Cutias – investigam várias denúncias feitas contra a prefeita Eliane Santos, de Cutias do Araguari pelo presidente do Caixa Escolar do Município, José Nazareno Lima Tavares. As denúncias, que dizem respeito a supostas fraudes no processo de aquisição da merenda escolas, também protocoladas junto aos Ministério Públicos Federal e tribunais de contas do Amapá e da União.

O denunciante juntou várias notas fiscais de compras de itens da merenda escolar, com a inclusão, nessa notas, de produtos que absolutamente nada têm a ver com a merenda.

“Trata-se de uma fraude sem precedentes, que precisa ser apurada com rigor. São muitos os desmandos da prefeita, que está deixando o município à míngua. Espero que as providências sejam tomadas rapidamente, e que ela seja afastada do cargo pela Justiça e pela Câmara, para que não interfira nas apurações e, também, para que esses desmandos sejam estancados”, reclama o denunciante.

Segundo o presidente do Sindicato Rural do Município de Cutias, Célio Alves, os equipamentos da Prefeitura estão sucateados. “Os poucos em funcionamento atendem a particulares ligados à prefeita”, afirma.

A Prefeita de Cutias nega que haja irregularidades na sua gestão, e diz que as acusações têm o objetivo de desestabilizá-la politicamente.


Deixe seu comentário


Publicidade