Cidades

Encerrado curso de Segurança Institucional promovido pela Escola do Legislativo

As palestras foram proferidas pelo policial legislativo federal, Rubens Araújo de Lima, que se considerou privilegiado e com a consciência do dever cumprido, após o encerramento do curso.


Foi encerrado nesta sexta-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o curso de Segurança Institucional, promovido pela Escola do Legislativo (Esleg), destinado a parlamentares e a servidores da Casa de Leis. Sob o tema “Segurança e Gestão de Riscos”, o curso teve oito horas de duração e abordou vários aspectos e formas de segurança, necessários para garantir a integridade de parlamentares e do patrimônio do Poder Legislativo. Além de deputados, agentes de segurança e servidores da Casa, também participaram do curso policiais pertencentes ao Gabinete Militar da Alap e integrantes da Guarda Municipal da Câmara de Macapá.


As palestras foram proferidas pelo policial legislativo federal, Rubens Araújo de Lima, que se considerou privilegiado e com a consciência do dever cumprido, após o encerramento do curso. “Não devemos guardar para nós e levar ao túmulo o conhecimento adquirido. A Polícia Legislativa está prevista na Constituição Federal e já foi implantada, com sucesso, em estados como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Esperamos ter contribuído na motivação para que seja implantada no Amapá uma Polícia Legislativa de excelência, servindo de exemplo para o país”, afirmou.

O palestrante parabenizou à Escola do Legislativo pela oportuna iniciativa e destacou o esforço do assessor institucional Elpídio Amanajás pela mobilização em Brasília, que permitiu sua vinda ao Amapá. “Considero o Elpídio um ‘deputado sem mandato’, pela desenvoltura com que age em Brasília, conseguindo resultados surpreendentes em prol da instituição que representa. Há pessoas que fazem acontecer. E, o Elpídio, com certeza, é uma dessas”, elogiou.


A deputada Roseli Matos (PP), presidente da Escola do Legislativo, elogiou o debate e disse estar consciente da necessidade de implantação de uma Polícia Legislativa que garanta a segurança dos parlamentares. “Debate excelente e de alto nível. A atual conjuntura, aliada aos dois dias de discussão sobre a temática, me deixa cada vez mais convicta da necessidade de darmos maior importância ao setor de segurança desta Casa. A despeito de todo o esforço de nossos policiais militares e dos nossos agentes de segurança, vejo que ainda estamos muito desassistidos no quesito segurança. Não apenas no que diz respeito a parlamentares, mas a todos que trabalham dentro da nossa casa”, enfatizou.

Satisfeita com o desempenho da Escola do Legislativo, a deputada lembrou que a instituição vem contemplando todos os setores da Casa. “Já fizemos cursos para servidores da Secretaria Legislativa, do Cerimonial, da Comunicação e agora para o pessoal da segurança e aos parlamentares. Temos previsão de ainda realizarmos mais dois cursos antes do fim do ano, e a esperança é que o ano de 2018 será ainda melhor”, garantiu Roseli Matos.

Ao final do evento, o palestrante e o assessor institucional Elpídio Amanjás entregaram à deputada Roseli Matos o Brasão da futura Polícia Legislativa a ser implantada no Amapá. Em seguida houve a entrega de certificados a todos os participantes e um coquetel de encerramento.


Deixe seu comentário


Publicidade