Política

Macapá sedia o 28º Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular

Evento, que é promovido pelo médico cardiologista Dr. Furlan ocorrerá no período de 16 a 18 deste mês, reúne especialistas do Brasil inteiro e de vários países


O médico cirurgião cardiovascular Dr Furlan anunciou na manhã desta sexta-feira (10) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) a realização em Macapá do 28º Congresso Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, que acontece no período de 16 a 18 deste mês no auditório do Sebrae. Segundo o médico, o evento, que é promovido por ele, reunirá especialistas do Brasil inteiro e de vários países. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 16 no site: www.cnnccv.com.br.
“O Congresso tem visibilidade nacional e internacional, é o maior do país, só perde para o Congresso Brasileiro. Já estão confirmados 55 cirurgiões de fora do estado, a grande maioria do eixo Norte-Nordeste, que é um eixo muito pujante, mas também teremos a participação de profissionais de são Paulo, inclusive do presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), o doutor Rui Almeida. O Coordenador de Medicina do Centro Universitário FAG, Rui Almeida, cirurgião cardiovascular português radicado no Paraná”, pontuou.
De acordo com o Dr. Furlan, o Congresso terá a participação de profissionais de todas as áreas da medicina: “O evento é muito grande e abordará vários temas, como o 3º Encontro Multiprofissional em Cirurgia Cardiovascular, que engloba o público de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e também o Simpósio de Odontologia, que é de vital importância porque existem muitas duvidas na abordagem do paciente cardiopata no consultório odontológico. Esse leque permite a união de todos os profissionais de saúde em torno de um tema, que é o paciente cardiopata”.
O médico amapaense vai proferir palestra sobre a prevenção primária de mortes súbitas de crianças: “A gente tem algumas palestras dentro do evento e essa ocorrerá na quinta-feira a tarde em outro evento paralelo chamado Proni, que é um programa nacional de ensino que é do departamento de arritmia e marca-passo. Tem casos de pacientes cardiopatas de coração grande, que é uma função ventricular já deprimida, em que se discute a prevenção de morte súbita logo após a ocorrência taquicardia ou já implantar um cardio- desfribilador antes mesmo dos sintomas. Eu fiquei muito honrado com tantos especialistas, profissionais do Proni no Brasil inteiro e me convidaram pra dar essa palestra”.
Perguntado sobre a realidade do Amapá nessa especialidade, Dr. Furlan respondeu que a estrutura nada fica a dever a outros estados: “Nossa estrutura no São Camilo é muito boa, tanto que o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer cirurgias cardíacas, implantes de marca-passo, cateterismos e angioplastias. Esse credenciamento é nacional e temos a mesma estrutura que as casas de saúde de outros estados oferecem. Nós temos avançado muito, já trouxemos duas missões internacionais que realizaram mutirões de cirurgias cardiovasculares; inclusive o São Camilo já começou a fazer cateterismo em crianças”.

Deixe seu comentário


Publicidade