Política

Começa em Macapá o 28º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular

Evento, que acontece no auditório do Sebrae reúne a elite brasileira da especialidade, que também é brindada com manifestações culturais do Amapá.


Começou nesta quinta-feira (16) no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) em Macapá o 28º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular. De iniciativa do médico e deputado estadual Dr. Furlan, o evento, que reúne as maiores autoridades brasileiras na especialidade médica, também vai brindar os participantes com apresentações de show de artistas locais, incluindo uma apresentação do Coração do Coração, que reúne 25 pessoas que já se submeteram a cirurgias cardiovasculares.

Em entrevista exclusiva concedida antes do início do evento ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), Dr. Furlan falou sobre a programação: “Começa hoje, graças a Deus, depois de muita luta, muito preparo, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular. Ontem (quarta-feira) começamos a receber colegas de vários estados.  Teremos aula por todo o dia e a noite, às 19h30 ocorrerá a solenidade de abertura, onde a gente busca mesclar um pouco da cultura amapaense com um show do Paulinho Bastos e seus Batuqueiros e também a apresentação do Coral do Coração, que consolidou uma ideia nossa de formar um Coral apenas com pacientes operados. O Coral, composto de 25 integrantes”.

De acordo com o Dr. Furlan, o Congresso conta com profissionais de todas as áreas: “O Congresso tem visibilidade nacional e internacional, é o maior do país, só perde para o Congresso Brasileiro, e tem a participação de pelo menos 55 cirurgiões de fora do estado, a grande maioria do eixo Norte-Nordeste, que é um eixo muito pujante, mas também participam profissionais de são Paulo, inclusive do presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), o doutor Rui Almeida e do coordenador de Medicina do Centro Universitário FAG, Rui Almeida, cirurgião cardiovascular português radicado no Paraná”, pontuou, acrescentando:

– O evento é muito grande e abordará vários temas, como o 3º Encontro Multiprofissional em Cirurgia Cardiovascular, que engloba o público de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e também o Simpósio de Odontologia, que é de vital importância porque existem muitas duvidas na abordagem do paciente cardiopata no consultório odontológico. Esse leque permite a união de todos os profissionais de saúde em torno de um tema, que é o paciente cardiopata.

Nesta quinta-feira o médico amapaense vai proferir palestra sobre a prevenção primária de mortes súbitas de crianças: “A gente tem algumas palestras dentro do evento e essa ocorrerá na tarde de hoje em outro evento paralelo chamado Proni, que é um programa nacional de ensino que é do departamento de arritmia e marca-passo. Tem casos de pacientes cardiopatas de coração grande, que é uma função ventricular já deprimida, em que se discute a prevenção de morte súbita logo após a ocorrência taquicardia ou já implantar um cardio- desfribilador antes mesmo dos sintomas. Eu fiquei muito honrado com tantos especialistas, profissionais do Proni no Brasil inteiro e me convidaram pra dar essa palestra”.

Perguntado sobre a realidade do Amapá nessa especialidade, Dr. Furlan respondeu que a estrutura nada fica a dever a outros estados: “Nossa estrutura no São Camilo é muito boa, tanto que o hospital foi credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer cirurgias cardíacas, implantes de marca-passo, cateterismos e angioplastias. Esse credenciamento é nacional e temos a mesma estrutura que as casas de saúde de outros estados oferecem. Nós temos avançado muito, já trouxemos duas missões internacionais que realizaram mutirões de cirurgias cardiovasculares; inclusive o São Camilo já começou a fazer cateterismo em crianças”.


Deixe seu comentário


Publicidade