Cirurgião cardiovascular diz que procedimento feito em Temer é rotineiro em Macapá
Angioplastia à qual se submeteu o presidente da República no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo é realizada com sucesso no Hospital São Camilo.

O cirurgião cardiovascular Eduardo Monteiro afirmou na manhã desta segunda-feira (27) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que a angioplastia à qual se submeteu o presidente Michel Temer no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo é um procedimento rotineiro em Macapá e vem sendo feito com sucesso pela equipe de cirurgiões do Hospital São Camilo. Ele explicou como é feita a angioplastia:
– É um procedimento que se faz quando se detecta através do cateterismo cardíaco obstrução da artéria acima de 70%. Alguns anos atrás a maioria dos pacientes era encaminhada para cirurgia, mas hoje com a evolução de novas técnicas na medicina é possível fazer revascularização através da introdução de um cateter geralmente na veia radial do membro superior direito, onde já está diagnosticada a lesão e é colocada uma prótese chamada ‘stent’, um tubo minúsculo, expansível e em forma de malha, feito de um metal como o aço inoxidável ou uma liga de cobalto, que devolve um ritmo próximo ao normal ao fluxo sanguíneo da artéria coronariana.
Pergunta se o procedimento já é feito no Amapá, Eduardo Monteiro respondeu que não apenas é feito com regularidade aqui, como também é equiparado aos demais estados: “Todos os pacientes diagnosticados com angina no Hospital de Emergências são encaminhados ao Hospital São Camilo para fazerem o cateterismo, com resultados altamente satisfatórios porque o hospital dispõe de uma equipe médica especializada muito competente e todos os equipamentos necessários. A instalação de ‘stent’ é feita na maioria dos casos, porque a cirurgia mesmo só é feita quando existe contra-indicação para o cateterismo”.
Deixe seu comentário
Publicidade
