Política

Fátima Pelaes debate em seminário da AGU

O evento fez parte da ‘Semana nacional pela não violência contra a mulher’. Dentre os temas debatidos figuraram a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher negra e como avançar com as diferenças no serviço público.


A chefe da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/PR), Fátima Pelaes, participou, nessa terça-feira, 28, em Brasília, do seminário ‘Igualdade de gênero e cidadania: combate à violência contra a mulher”, promovido pela Advocacia Geral da União(AGU). Dentre as participantes, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia; procuradora- geral da república, Raquel Dodge; e a ministra dos direitos humanos, Luislinda Valois.

O evento fez parte da ‘Semana nacional pela não violência contra a mulher’. Dentre os temas debatidos figuraram a prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha, a violência contra a mulher negra e como avançar com as diferenças no serviço público. Foram realizadas seis palestras tendo como foco a defesa e empoderamento da mulher brasileira. Coube à Fátima Pelaes tratar das políticas públicas em prol do combate à violência contra a mulher, a luta pela autonomia feminina e seu desenvolvimento profissional.

Necessidade
Em seu discurso de apresentação, Fátima Pelaes disse que discutir políticas de enfrentamento á violência contra a mulher é uma necessidade num país como o Brasil, ”onde, segundo pesquisa, uma em cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência”.Pelaes destacou ainda a difícil situação da mulher no mercado de trabalho, ”esta é uma diferença que chega a 70% em determinados setores”. Pelaes chamou ainda a atenção do papel de articulação da SPNM para a reversão das dificuldades enfrentadas pela mulher e anunciou o lançamento do programa Rede Mulher no próximo dia 6.”Este programa é uma ampla mobilização de vários organismos governamentais e da sociedade em prol da igualdade entre homens e mulheres”, resumiu.


Deixe seu comentário


Publicidade