Cidades

Decisão do juiz João Bosco libera município de Amapá para acessar recursos federais

Medida liminar retira o município dos cadastros de inadimplentes da União. A restrição impedia a celebração de convênios e alocação de emendas parlamentares.


O juiz federal João Bosco da 2ª Vara da Justiça Federal do Amapá concedeu medida liminar em ação proposta pelo município de Amapá que obriga o governo federal a retirar o município dos cadastros de inadimplentes da União. A restrição impedia a celebração de convênios e alocação de recursos de emendas parlamentares.
Na decisão, João Bosco determina “a imediata exclusão do município de Amapá do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAF e/ou Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – CAUC” referentemente a cinco convênios que estavam com recursos bloqueados, cuja liberação foi pedida na ação, como também a suspensão do registro de inadimplência e a conseqüente expedição de certidão de regularidade junto ao sistema, sob pena de multa pelo descumprimento.
Ouvido com exclusividade pela reportagem do Diário do Amapá, o prefeito Carlos explicou que o município estava há 16 anos sem receber recursos federais, à exceção das transferências obrigatórias, o que era usado pelos prefeitos, deputados e senadores como justificativa para a não alocação de recursos destinados à execução de grandes obras.
“Agora podemos acessar recursos para obras de infraestrutura o que com certeza marca nova era para a cidade. Agora não há mais motivo para não sermos olhados pela bancada federal, que sempre dizia que não botava recursos devido à inadimplência, porque essa inadimplência não existe mais. Entramos na justiça federal com ações de responsabilização das gestões passadas e com pedido de liminar para abrir o CAUC/ SIAF para que possamos acessar recursos para obras estruturantes. Uma vitória da gestão, mais acima de tudo de nossa população que acreditou em nós”, comemorou Carlos Sampaio (PMN).


Deixe seu comentário


Publicidade