Sociólogo denuncia que escolas não têm estrutura para manter alunos em tempo integral
Segundo Francisco Bessa, vários alunos já estão em estado de depressão, por causa da falta de atividades, pouco convívio com a família e alimentação deficiente.

O sociólogo Francisco Bessa interagiu por telefone na manhã desta quarta-feira (13) com a bancada do programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) para denunciar a falta de estrutura nas escolas de tempo integral, mantidas pela secretaria de estado de Educação (Seed). Segundo ele, vários alunos já apresentam até mesmo depressão, por causa da falta de atividades, pouco convívio com a família e da alimentação deficiente.
“Quero sugerir ao programa que o programa LuizMeloEntrevista abra um fórum de discussão chamando as autoridades da educação, sociólogos e a comunidade escolar, considerando que o programa tem um eco muito forte nos assuntos que aborda. Eu também faço um trabalho social na igreja que freqüento e os jovens reclamam muito dessas escolas de integral se queixando do pouco convívio com as famílias e devido ao fato de que as escolas não estão dando condições para manter esses alunos, que se sentem no ócio, sem fazer nada durante o dia, porque não tem prática de esporte, inglês, informática, o calor é muito grande e a alimentação é ruim. Isso tem trazido muitos problemas. Não é só um ou dois, são várias pessoas, mães que se queixam… É importante sim manter alunos dentro da escola, mas em condições dignas; implantaram o novo modelo de forma precipitada. Estou preocupado porque já tem pessoas com depressão por conta disso. É preciso o governo do estado (GEA), através da Seed fazer uma avaliação junto à comunidade para ver até onde isso está valendo à pena”, sugeriu.
Projeto de Lei

Em resposta ao sociólogo, também por telefone, o deputado estadual Paulo Lemos, revelou que o Palácio do Setentrião encaminhou à Assembleia Legislativa (Alap) um Projeto de Lei (PL) que trata sobre a implantação da escola integral, o que vai propiciar uma ampla discussão sobre o assunto com todos os setores da População, principalmente com a realidade de audiências públicas.
“Quero registrar que o Bessa faz um belo trabalho na Igreja São Paulo e trouxe o assunto em um momento certo, porque foi protocolado alguns dias atrás um Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo sobre escola de tempo integral, denominada Escola do Novo Saber. Acredito que o Executivo tinha que primeiro ouvir comunidade, ver experiências, exemplos de escolas implantadas de forma repentina em outros estados, porque de fato há muita reclamação de que as estruturas físicas das escolas não são adequadas para manter esses alunos. Nós vamos fazer audiência publica, chamar profissionais da área, chamar as escolar para saber como de fato o projeto está sendo executado, e desde já convido o Bessa pra nos procurar, porque vamos fazer esse debate na Assembleia”, prometeu.
Deixe seu comentário
Publicidade
