Cidades

Hemoap registra queda no número de doadores de sangue

A média diária é de 70 doadores, mas no período de fim de ano e de festas, essa média cai, o que causa uma baixa no estoque do Centro


O balanço de 2017 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) mostrou que o número de bolsas de sangue coletadas foi menor em comparação com o ano anterior. Em 2017, das 19.488 mil pessoas que foram ao centro doar, apenas 13.533 mil conseguiram realizar o procedimento, contra 13.800 mil em 2016.

Segundo Sávio Guerreiro, diretor-presidente do Hemoap, o principal motivo para essa queda foi o alto índice de reprovação de candidatos a doadores. Ele afirma que os principais motivos para a reprovação de doadores são: ter ingerido bebida alcóolica no dia anterior à doação, doador que vai em jejum, estar tomando alguma medicação, estar com algum problema de saúde recente, ter extraído um dente ou ter passado por algum procedimento cirúrgico recentemente.

“Temos um índice de reprovação de doadores de aproximadamente 30%, e ainda temos os inaptos, que são doadores que doam sangue e na sorologia, após os exames, esse sangue é descartado”, explicou Guerreiro.

A média diária é de 70 doadores, mas no período de fim de ano e de festas, essa média cai, o que causa uma baixa no estoque do Centro, principalmente dos tipos sanguíneos mais comuns e que são mais usados nas unidades de saúde, como o “O+” e “O-“.

Com a proximidade do Carnaval, é necessário reforçar esse estoque, já que no período o número de doadores cai, enquanto que a necessidade das transfusões aumenta.


Deixe seu comentário


Publicidade