Randolfe diz que não vai sossegar enquanto a Anglo American não assumir as suas responsabilidades no Amapá
Senador comemora chegada a Macapá de representantes da empresa após as denúncias que ele fez durante a abertura da ‘ Brazil Week’, evento realizado anualmente pelo King’s College de Londres (Inglaterra).

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) afirmou na manhã desta sexta-feira (02), por telefone, ao vivo, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) que ele não vai sossegar enquanto a Anglo American não assumir as suas responsabilidades no Amapá e comemorou a chegada, em Macapá, de representantes da empresa após as denúncias que ele fez durante a abertura da ‘ Brazil Week’, evento realizado anualmente pelo King’s College de Londres (Inglaterra), e disse esperar que essa delegação tenha vinda ao estado com poderes para resolver o que chamou de “rastros de atrocidades” durante o período em que atuou na exploração de minérios no estado.
“Após as denúncias que eu fiz em Londres e da reunião que eu tive com eles, onde mostrei as minhas convicções e exigi providências, e com todo o empenho do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e do Ministério Público Federal (MPF) representantes da Anglo American chegaram nesta quinta-feira a Macapá, e estão conversando com o MP e o MPF. E não daremos trégua, eu não vou sossegar enquanto os direito dos amapaenses não sejam assegurados. Nós não queremos um só centavo a mais do que eles devem a título de indenização pelos rastros de atrocidades que eles deixaram aqui na questão ambiental, indenizem as famílias dos seis trabalhadores que perderam a vida e reconstruam o porto em Santana e a Estrada de Ferro do Amapá. Nossa luta continuará enquanto isso não for garantido. Espero que esses representantes da empresa tenham vindo para cá com poderes para resolver essas pendências”, cobrou.
Para o senador, é necessário acabar com o hábito de mineradores virem para o estado e, após levar grandes quantidades de minérios, deixam “rastros de destruição” como contrapartida: “Grandes empresas minerais estão acostumadas a virem e levarem as nossas riquezas deixando rastros de destruição, de devastação ambiental e calotes. Isso virou hábito e tem que acabar, por isso esse caso não pode ficar parado. É importante destacar que depois das denúncias que fizemos em Londres as ações da Anglo American começaram a cair nas Bolsas de Valores, mostrando que uma denúncia desse porte abala a credibilidade da empresa junto à comunidade internacional. Agora nós já sabemos o caminho para incomodá-los, de não dar sossego a eles enquanto eles não assumirem as suas responsabilidades”.
Deixe seu comentário
Publicidade
