Cidades

MP-AP inspeciona Unidade de Saúde de Tartarugalzinho e constata problemas

Durante a inspeção, o membro do MP-AP constatou diversas deficiências.


O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Tartarugalzinho, realizou nesta sexta-feira (16), inspeções na Unidade Mista de Saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS) “José Alves Meireles”, todas naquele município. A ação, realizada pelo promotor de Justiça substituto Hélio Paulo Santos Furtado, objetivou conhecer a realidade do sistema de saúde pública local, a fim de impulsionar os procedimentos já instaurados no âmbito da Promotora de Justiça de Tartarugalzinho, referentes às deficiências nos serviços de saúde na cidade.

 

Durante a inspeção, o membro do MP-AP constatou diversas deficiências. Segundo o promotor de Justiça, a mais grave foi a ausência de material e equipamento para a feitura de exames de sangue básicos na Unidade Mista de Saúde.

 

Hélio Furtado detectou, ainda, outros problemas na diligência: a falta de equipamentos necessários para o uso dos profissionais, instalações antigas, necessidade de reformas e ausência de médicos especialistas.

De acordo com o promotor de Justiça, o Relatório de Inspeção (RI) será juntado no Inquérito civil público para adoção de medidas necessárias com vistas à amenização do sofrimento dos usuários do sistema de saúde em Tartarugalzinho.

 

“Ao concluirmos a diligência, entendemos que é urgente e imprescindível que as mazelas constatadas no sistema de saúde de Tartarugalzinho sejam sanadas. É fundamental que o estado e o município assumam suas respectivas competências e atribuições para garantir o bem-estar da população”, enfatizou o promotor Hélio Furtado.


Deixe seu comentário


Publicidade