Cidades

Ações reforçam estratégias para redução da mortalidade neonatal

A secretária de adjunta de Assistência à Saúde, Hely Costa, que apresentou o plano de reestruturação, reforçou que, com as medidas, será possível planejar para melhor atender.


Governo do Estado elaborou um plano de reestruturação da Rede Materno Infantil – Mãe Tucuju, que em conjunto com a estratégia Qualineo vai contribuir de forma determinante para a redução da mortalidade materna e neonatal no Amapá. O plano foi apresentado durante a primeira reunião do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-Jus) de 2018.

 

A Rede Mãe Tucuju é um conjunto de ações que deve seguir um ciclo de atendimento, que vai desde a captação precoce da gestante pelas equipes da Atenção Básica dos Municípios até o parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional. As ações visam a gestão coletiva envolvendo municípios, Estado e a União no cumprimento de suas atribuições. O objetivo é garantir o acesso ao atendimento com, no mínimo, seis consultas, a realização de exames conforme determina o Ministério da Saúde e promover o cuidado seguro com a indicação do hospital conforme o risco das gestantes e das crianças com o atendimento em ambulatório especializado. Embora sejam direcionadas à mulher e à criança, as ações implantadas deverão promover a qualidade de vida de toda a família.

 

A secretária de adjunta de Assistência à Saúde, Hely Costa, que apresentou o plano de reestruturação, reforçou que, com as medidas, será possível planejar para melhor atender.

 

“Cada ente cumprindo com a sua obrigação, o ganho será imenso na oferta dos serviços, pois poderemos diminuir a fila de espera, ter leito suficiente no âmbito da alta complexidade e ofertaremos, sobretudo, um melhor acolhimento à mulher”, destacou.

 

No dia 5 de março, haverá uma nova reunião do CES-Jus, quando serão discutidas e pactuadas entre Estado e municípios as atribuições e competências para uma melhor efetivação do plano.


Deixe seu comentário


Publicidade