Ponto e Vírgula

Crime

Um jovem morreu na cela da delegacia de Oiapoque após ser espancado na rua, sob acusação de roubo. Agora, polícia descobriu que o denunciante na verdade fez falso comunicado à polícia e que ele mesmo agrediu o jovem com pauladas.


Protesto
Pacientes voltaram a fazer manifestação, ontem, em frente ao Hospital de Emergência de Macapá (HEM). Muitos deles aguardam há quatro meses por uma cirurgia. Pior, não tem sequer esparadrapo para curativos.

Promessa
Representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse que uma licitação para compra de material para cirurgia no HEM está em andamento, e que no máximo em 15 dias o problema será resolvido.

Assalto
Dia de Finados, 2, teve registros de roubos dentro do cemitério São José, no bairro Santa Rita. Algumas pessoas foram abordadas por marginais dentro do cemitério. Alvo principal: aparelhos celulares.

Enem
O Inep divulgou uma nova lista com as notas médias do Enem 2015. Ficaram de fora da primeira divulgação 961 colégios, entre eles o Ifap, que passou a ser líder com a maior nota entre as escolas públicas do estado.

Indenização
Os pais da menina Eloany Vitória, de 1 mês, que foi incinerada na Maternidade Mãe Luzia, ingressaram com quatro ações cíveis de reparação e indenização.

Acidental
A recém-nascida morreu na Maternidade Mãe Luzia por complicações cardíacas em agosto de 2015 e teve o corpo incinerado acidentalmente pela empresa que recolhe o lixo da unidade de saúde.

Números
Números do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que o Amapá teve – em média – quase quatro veículos roubados ou furtados por dia em 2015.

Taxa 0
Os dados totais colocam o estado com a maior taxa nesse tipo de crime no país, com 824,3 furtos ou roubos para cada grupo de 100 mil habitantes no ano passado.

Aumento
Segundo o levantamento, o Amapá está muito acima da média nacional, que ficou em 562,4 veículos levados a cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado foram 1.059 furtos e 378 roubos de veículos registrados no estado.

 

Rapidinhas
O Ministério da Saúde destinou R$ 209,1 mil para serem aplicados na ampliação da rede de projetos que ofertam à população remédios fitoterápicos e plantas medicinais através do SUS, em Macapá.

O recurso foi anunciado em outubro e deverá ser aplicado na compra de insumos, materiais de consumo, contratação e capacitação de profissionais e no estímulo da oferta de fitoterápicos aos usuários do SUS da região.

De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento foi enviado através de um edital publicado após identificar que, apesar da grande biodiversidade encontrada, a região Norte possuía o menor número de projetos apoiados, apenas 8%.

Atualmente, o SUS oferta 12 medicamentos fitoterápicos indicados para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, artrite e osteoartrite, por exemplo. 


Deixe seu comentário


Publicidade