Nilson Montoril

Farmácia Zagury


No dia 2 de julho de 1950, era instalada em Macapá, a Farmácia Zagury, constituída pela a firma Sarah Rofé Zagury, cuja titular era a esposa do marroquino naturalizado brasileiro, Leão Zagury, a época já falecido. A solenidade ocorreu numa manhã de domingo, contando com a presença do médico e advogado Raul Montero Valdez, Secretário Geral do Governo do Território Federal do Amapá, que exercia interinamente a governadoria.

Também prestigiaram o evento, o Diretor da Divisão de Saúde, médico Álvaro Pinho Simões, o Dr, João Gomes, Gerente do Banco do Brasil, o comerciante Lourenço Borges Façanha, Oficial do Gabinete do Governador e diversos amigos da família Zagury. A farmácia foi instalada na mesma área onde estava edificada a Casa Leão do Norte, a Avenida Presidente Vargas, número 733, trecho compreendido entre as Ruas Cândido Mendes de Almeida e Independência, atual Vereador Binga Uchoa. Antes da instituição da farmácia, a Casa Leão do Norte funcionava com loja de tecidos, mercearia e venda de drogas medicamentosas.

Fundada pelos irmãos Jayme Isaac Zagury e Moisés Zagury, a farmácia foi montada por Hernani Vitor Guedes, que havia concluído o curso superior na Escola de Farmácia do Pará, que posteriormente foi transformada em Faculdade. O curso feito pelo Hernani tinha a duração de três anos, mas assegurava ao aluno concluinte, as mesmas prerrogativas que depois se deu aos farmacêuticos bioquímicos. Hernani era o único funcionário e o responsável técnico do estabelecimento. Quando houve a necessidade de contratação de outro funcionário, a escolha recaiu inicialmente em Dulcinéia Guedes, Irmã do Hernani. Posteriormente, foram admitidos Francisco Quintela do Carmo e Bruno Gonçalves Guedes, pai do dirigente. Seu Bruno tinha trabalhado como atendente em farmácias de Belém.

Em 1963, em decorrência do fechamento da Sorveteria Macapá, que também pertencia à família Zagury, a farmácia passou a funcionar no prédio disponível, erigido na esquina da Rua Cândido Mendes com a Av. Siqueira Campos, hoje rotulada como Mário Cruz. Neste local, ingressou na firma a jovem Iracilda. Hernani Guedes era a alma da Farmácia Zagury. Seu conhecimento técnico assegurava o atendimento preciso dos fregueses.

Anos mais tarde, foi aberta uma filial da farmácia, em um dos anexos erguidos no lado direito do Mercado Central de Macapá, paralelos a Avenida, Henrique Antônio Galucio. O Farmacêutico Bioquímico Januário Guedes, irmão do Hernani Guedes, foi contratado para gerenciá-la, ficando sob coordenação e supervisão da matriz. A Senhora Sarah Rofé Zagury possuía um apreciável conhecimento do uso de plantas medicinais, enriquecida com os aprendizados obtidos junto às matriarcas da comunidade negra da cidade.

Em frente a sua casa morava a senhora Guadiana, chamada de Vó Guadiana pelos macapaenses. Esta cidadã foi uma ilustre parteira e curandeira. Para dispor de muitas ervas medicinais, Ela repassou muitos segredos curativos para Dona Sarah.

A viúva de Leão Zagury mantinha um grupo de colaboradores, que fazia as coletas necessárias pela periferia de Macapá. No meio da turma, destacava-se um rapazinho chamada Raimundo Souza, que anos depois, o cientista Valdemiro Gomes cognominou de Sacaca.

O farmacêutico Hernani Guedes nasceu em Belém, no dia 12 de abril de 1924. Em dois de julho de 1950, ao assumir a direção da Farmácia Zagury, estava com vinte e seis anos de idade. Ao desligar-se da firma Sarah Zagury, Hernani decidiu criar sua própria empresa.

Tornou realidade seu intuito no dia 17 de novembro de 1982, quando instituiu a firma Hernani Vitor Guedes & Cia Ltda, cuja atividade principal era o com comércio atacadista de medicamentos e drogas. O nome de fantasia ficou sobejamente conhecido – Farmácia Cristo Rei. Além de ter sido um brilhante empresário, Hernani devotou-se a música, despontando como autêntico mago tocando violino.

Em 1963, criou o conjunto musical “Os Mocambos”. Até pouco tempo, integrou a Orquestra Primavera. Ele completou 97 anos de idade no dia 12 de abril de 2021 e permanece ativo no seio de sua família, sob os cuidados da esposa Marly Carrera e dos filhos.