Ulisses Laurindo

Derrota do Barça assusta o mundo


Há muito que o torcedor do futebol mundial não assiste um episódio como o de terça-feira, 14, envolvendo o time do Barcelona, que sofreu esmagadora, derrota de 4 a 0, para o PSG, em Paris, dificultando sua passagem para a continuação da Copa dos Campões, porque no jogo de volta, na Espanha, terá que vencer com diferença de cinco gols. O aconteceu com o time de Luís Enrique é perfeitamente entendido. Primeiro, pelo bom desempenho do PSG,. Com um elenco de grandes craques e, segundo, pela desarticulação do time espanhol sem a lucidez de Messi, o artífice de todo elenco

Na partida de Paris, o time Catalão não contou com a mestria ao argentino que faz com que Suarez e Neymar brilhem no prolongamento das jogadas. Longe de seus melhores dias, o time sentiu bastante e, ainda, com a ineficiência de Iniesta, o pulmão de todas as jogadas. Resultado: sem o brilhantismo de Messi, a ausência do futebol de mestre de Iniesta, o time ficou perdido em campo e dificilmente consegue reverter o placar na partida de volta, na Espanha.

Reação de Tite
O treinador Tite conversou, por telefone com Gabriel Jesus depois da noticia da contusão do jogador. Lamentou o acontecido e disse que está muito triste em razão do momento em que o futebol do país vai se reencontrar com os jogos das eliminatórias, em março, contra o Uruguai. Destacou a frase de Jesus, dizendo que “ o guerreiro está abatido e não morto”. Na conversa com os jornalistas aventou a possibilidade de convocar o volante Diego Sousa, do Sport.

Micale demitido
Mesmo com as honras de campeão olímpico, a CBF não suportou a derrota da seleção Sub-20, no Sul-Americano, e demitiu o treinador Rogério Micale. Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em agosto de 2016, Micale conquistou o título, o único que faltava ao futebol brasileiro no calendário mundial. Mas a atuação do treinador na direção da seleção, no Equador, foi lamentável, sendo eliminado na parte preliminar e afastando a possibilidade dos garotos brasileiros participarem no Mundial da categoria. Aliás, está se tornando rotina as categorias de base do futebol do país não conseguiram boas classificações nos torneios disputados no calendário mundial. Sintoma de que algum fato não está funcionando no futebol do Brasil.