Ulisses Laurindo

Hoje, o inicio da grande festa


Aguardados há sete anos os Jogos Olímpicos mostram sua cara hoje, no Rio de Janeiro, com a solenidade de abertura, às 20 horas, no Maracanã, que dá inicio ao período de 16 dias de competições. Com mais de 40 modalidades.

Como de costumes em todos os Jogos, o Rio também vai apresentar uma programação artística e cultural, com a participação de artistas nacionais.

Durante a solenidade, depois do acesso das delegações ao gramado, procede-se a entrada da Tocha Olímpica conduzida pela pentatleta Yanes Marques que a entregará ao Pelé, com a incumbência de acender a Pira Olímpica, símbolo que ficará até o encerramento no dia 21 do mês.

Segundo a programação distribuída pelo Comitê Olímpico Brasileiro, além da presença de mais de 10 artistas nacionais, haverá ainda, a exibição de uma réplica do 14-Bis, de Santos Dumont e um show virtual,com desfile de Gisele Bundchen.
Na parte musical, consta a espetáculo com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Paulinho da Viola e outros e mais a presença de passistas das Escolas de Samba.

De acordo com a programação estabelecida pelo COI, em todos os Jogos, o futebol começa dois antes das demais das modalidades.

A razão é que o futebol tem regras fixas em relação ao tempo de uma partida outra. Por isso, as seleções brasileiras já fizeram suas estréias, com o pé direito rumo à medalha de ouro, tanto no masculino e feminino.

Comandada por Marta a seleção feminina venceu a da China por 3 a 0, e terá ainda pela frente para se classificar às quartas, a Suécia e África do Sul.

Depois de correr mais de 300 cidades do país a Tocha Olímpica passeou ontem pelo Rio de Janeiro, e hoje estará no Maracanã. Durante sua passagem por Niterói, cidade vizinha ao Rio, houve protestos de torcedores contrários à realização dos Jogos, pedindo, em seu lugar, mais escolas e melhores condições de vida.

Aos poucos a delegações estão se sentindo em boas condições na Vila Olímpica, a princípio motivo de reclamações por parte de alguns países. A Austrália, a primeira de reclamar do estado dos apartamentos, através de seus dirigentes Já disseram que Vila está em nível superior a várias outras.

Para a disputa em si vários analistas asseguram que o Brasil superará seu recorde de medalhas e, com certeza, ficará entre os 10 melhore colocados no geral. O melhor resultados do país em Jogos aconteceu em Londres, 2012, quando foram conquistadas 17 medalhas, sendo cinco de ouro. Agora, no Rio, o prognóstico vai além desse índice.