Ulisses Laurindo

O Objetivo agora é medalha


Mais de três bilhões de pessoas acompanharam ontem, à noite, a solenidade de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio Janeiro, espetáculo que fez jus ao carisma do povo brasileiro, com relação à alegria, bom humor e generosidade. Várias artistas nacionais desfilaram para mais de 80 mil pessoas de olhos fixos no grande palco montado no Maracanã, que já foi o maior estádio do mundo. Representantes de mais de 200 países formaram longas delegações que acompanharam a entrada da Tocha Olímpica e o acendimento da Pira Olímpica que arderá até o dia 21, no encerramento do evento.

A partir de hoje, começam as disputas nas arenas e 15 modalidades iniciam as disputas, algumas nas fases preliminares, outras, com a luta pelas medalhas, como o tiro ao arco, no Sambódromo , com a presença do brasileiro Felipe Wu, cotado para subir ao pódio numa das três posições, inclusive à meta do ouro.

Diariamente, até o dia 21, o calendário aponta encontros diários com, pelo menos, 10 esportes. Para amanhã são os seguintes confrontos, poucos ainda para classificação. Hoje serão disputados o rugby, remo, pólo aquático, handebol, hipismo, judô, levantamento de peso, na natação, tiro ao arco, este em caráter final, na pistola na distancia de 10 metros.

Das atividades previstas para hoje, o judô tem boas chances de obter medalhas para o país. A razão disso é que os lutadores das sete categorias a grande maioria figura no ranking internacional, boa credencial para a vitória. A ginástica artística e outra especialidade em que o país espera grande resultado através Arthur Zanetti, campeão olímpico em 2012, em Londres, e que se mantém em forma.

Os dirigentes brasileiros garantem que os atletas, neste ano, superarão o recorde anterior de medalhas e chegarão entre os país classificados no cômputo geral. O recorde nacional foi estabelecido em Londres, em 2012, e pelas contas, o saldo será positivo, considerando que algumas modalidades têm capacidade de chegar a um grande número de conquistas citando , em primeiro lugar, o voleibol, de quadra, masculino e feminino, além das duplas de praia, masculina e feminina. Também a vela, judô são especialidades que têm prestígio no mundo.

O objetivo do COB de passar para a posição entre os dez primeiros pode ser alcançado, primeiro pelo fato de os atletas atuarem dentro de casa, mais confiantes. Acima de tudo,o problema de alguns países não terem mandados grande parte de seus campeões facilita a tarefa dos brasileiros, embora, a partir de Londres, o esporte nacional passou a contar com mais verba para a preparação das equipes olímpicas.