Ulisses Laurindo

O primeiro teste de Tite


Por questão de bom senso pouco adianta culpar à CBF pela rotina dos dias atuais no futebol mundial, onde a pressa e a volúpia de conquistas se misturaram no só balaio os cuidados para dar ao preferido esporte mundial o carinho que exige.

A seleção brasileira tem, no dia 1 de setembro, uma parada dura, em Quito, jogando com à do Equador numa partida importante que pode dar ao futebol brasileiro certa tranquilidade, caso passe com vitória. Explica-se o porquê: sexto colocado com nove pontos, após seis rodadas, no caso de derrota o mundo vai cair sobre a cabeça deTite, que foi colocado na direção para dar novo feitio em direção à classificação.

O perigo consiste em que o adversário de quinta-feira joga em casa e com o privilégio de ser líder da competição , após ter demonstrado categoria capaz de permanecer entre as quatro seleções, automaticamente classificadas para Moscou, em 2018. E onde estar a dúvida quanto o desfecho do jogo para o Brasil ?
Simplesmente, porque a seleção brasileira só começa a se juntar e treinar amanhã, embarcando no mesmo dia para o Equador. Ninguém atentou para o fato de que os problemas de Mano Menezes, Felipão e Dunga eram justamente estes de não ter tempo para preparar o elenco para competições importantes. Depois de ficar, por muito tempo na lista de espera, finalmente Tite assumiu a seleção e com elas todos os problemas anteriores.

Raciocine se uma equipe de futebol formada por jogadores atuando em clubes diversos e até em outros países, pode, em dois treinos apenas, apresentar padrão de qualidade? Claro que não. Disse no inicio que a culpa da CBF é limitada, pois o modelo do futebol é diferente de outros tempos, onde ainda se podia chamar o futebol de esporte. Ele hoje ocupa lugar destacado nas empresas e empresários, que lucram bastante com isso.

Tite fará apenas dois treinos para a partida de quinta-feira. Na segunda-feira, um dia depois do desembarque da delegação. O apronto final para definição dos 11 titulares será na terça e, lógico, com preferência para os mais conhecidos. Tido como inteligente, o treinador Tite demonstrou sabedoria no seu primeiro ato, convocando sete dos 23, que conquistaram o ouro olímpico. O importante é esperar para ver e torcer por algo dificil de acontecer, ou seja, exibição brilhante das duas seleções, porque os equatorianos também sofrem do mesmo pecado de, também, depender da improvisação para ganhar três pontos.