Ulisses Laurindo

Seleção se apresenta segunda


Comandada por Tite a seleção brasileira de futebol se apresenta amanhã para iniciar os preparativos para os jogos pelas eliminatórias sul-americanas, segunda-feira, 6, contra a Bolívia, em Natal e uma semana depois, com a Venezuela, em Mérida.

Convocados após a contusão de três jogadores, junto com os demais se apresentam Wendel, Rafael Carioca e Taison. O Brasil está em segundo lugar na classificação, sob a liderança do Uruguai. Para a Copa da Rússia, em 2018, classificam os quatro primeiros colocados dos países da América do Sul e uma quinta vaga será decidida através de repescagem. O Brasil está entre os países que jamais ficaram fora de Copa do Mundo.

Perpetuidade
Um dos problemas do esporte brasileiro é a forma como os dirigentes permanecem no cargo por mais de duas décadas retardando o desenvolvimento técnico das modalidades. O presente caso é o do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COB) Carlos Arthur Nusman que, na próxima quarta-feira, será reeleito pela sexta vez, ocupando o posto de 1995. Vai concorrer sozinho, porque o possível candidato opositor, Alaor Azevedo, teve candidatura cassada pela justiça, através de liminar requerida por Nusman. Assim, o esporte olímpico do país engatinha como ficou provado nos recentes Jogos do Rio de Janeiro, com poucas medalhas e em algumas modalidades sem expressão.

Roma desiste
O Comitê Olímpico Internacional (COI) tem que apressar a decisão de tornar mais simples a organização dos futuros Jogos sob pena de que seja seguido o exemplo da cidade de Roma que desistiu de concorrer como sede,em 2024, por considerar muito dispendioso o processo.

Tóquio só aceitou sediar 2020, colocando como condição aproveitar as instalações dos Jogos de 1964, recusando-se a construir arenas que, depois, ficam como elefantes brancos. O Rio de Janeiro foi um modelo que outros países não querem mais adotar. Gastou fortunas em novas instalações que serão pouco utilizadas pela população. A prefeitura da cidade romana disse não. Restam no páreo 2024, Los Angeles, Paris e Budapeste.

Futebol de salão
O futebol de salão do país que foi campeão mundial vários vezes, este ano, no Mundial na Colômbia, a seleção ficou fora, perdendo nas quartas para o Irã, que ontem foi derrotado pela Rússia, finalista com vencedor de Portugal e Argentina. O relevante na história desse esporte é que o Brasil foi líder por muitos anos, ganhando tudo. Agora, com a retirada das quadras do jogador Falcão ficará mais difícil para o país se igualar aos lideres atuais que aproveitaram bem a escol a brasileira e a deixou para trás.