Ulisses Laurindo

Thiago Silva e Muralha, novidades


Tite apresentou sexta-feira, no Rio, a relação dos 24 jogadores que comporão a seleção para os jogos contra a Bolívia e a Venezuela, em outubro. Seis nomes foram novidade em relação à primeira convocação do treinador, inclusive o goleiro Muralha, do Flamengo, cujo mérito foi reconhecido pelo treinador ao dizer que ele está fazendo brilhante temporada durante dois anos.

Thiago Silva foi outro que voltou à seleção, assim como Oscar, Douglas Costa e Roberto Firmino. Dos nomes da primeira convocação ficaram de fora Marcelo Grohe, Geromel, Rafael Carioca, Taison e Gabigol.

Para explicar o critério que se valeu para chegar aos 24 nomes, Tite explicou: “Estamos sempre buscando a avaliação e acompanhamento do momento, Agora, não atrapalha mais o inicio da temporada do futebol europeu. Essa é uma convocação mais equilibrada. Muitas vezes me sinto cometendo injustiça, mas procurando fazer o correto. Por vezes tenho que escolher um atleta e dois estão bem”.
Essa disputa vai para quem está em momento acima, como foi com Douglas Costa e Taison, como foi também com Fernandinho e Rafael Costa.

Os convocados de Tite, foram: goleiros: Alex Muralha, Alisson e Weverton; laterais: Daniel Alves, Fagner, Felipe e Marcelo; zagueiros: Gil, Marquinhos, Miranda e Thiago Silva; meio de campo: Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Luscas Lima, Oscar, Paulinho, Felipe Coutinho e Renato Augusto; atacantes: Douglas Costa, Gabriel Jesus, Neymar e Firmino.

Além de Muralha também foi novidade a presença do zagueiro Thiago Silva que ficou fora da relação de Dunga desde a Copa América, no Chile. O jogador caiu em desgraça depois de cometer a penalidade máxima e lance primário. Apesar está no mesmo rol de Davi Luís e Marcelo, afastado por Dunga, Thiago Silva tem nova oportunidade.
Na seqüência das eliminatórias, o Brasil terá dois jogos em outubro: o primeiro dia 6, em Natal, contra a Bolívia e dia 10, contra a Venezuela, em Mérida. A possibilidade da seleção brasileira passar por esses dois adversários é muito grande, considerando a posição de ambos na classificação geral: Bolívia, 8º lugar, com cinco derrotas e duas vitórias; Venezuela, seis derrotas e um empate. O Brasil está em 2º, com 15 pontos.

Brasileirão
Flamengo e Figueirense é o jogo válido pela 26ª rodada do Brasileiro às 11 horas, no Pacaembu. Vice líder da competição, o time rubro negro tem uma luta feroz com o Palmeiras pela liderança do Brasileirão. Depois de conseguir empatar com o Verdão na quarta-feira, a boa chance do time da Gávea somar mais três pontos que o mantém na segunda posição da tabela, ou passar a liderar, dependendo do Palmeiras que enfrentou o Corinthians no sábado.