Ulisses Laurindo

Tite convence na primeira


O alívio foi geral não apenas em função da vitória sobre o Equador e muito mais pelo desempenho da seleção dirigida, pela primeira vez, pelo treinador Tite que, segundo opinião geral, reforçou o conjunto dentro e fora de campo, priorizando a harmonia do grupo. Havia certa expectativa quanta à presença do novo treinador, ante a visão desgastada dos profissionais anteriores, que apesar de grande esforço não correspondia às expectativa e prestígio do futebol brasileiro.

Na vitória de 3 a 0, sobre o Equador na noite de quinta-feira algumas circunstâncias favoreceram ao treinador Tite, sendo a maior o fato de que parte do elenco vinha da vitória do futebol olímpico, motivado e, acima de tudo, com melhor treinamento. O segundo ponto que não pode ser desprezado é o fato de que qualquer profissional que comanda inicialmente um conjunto heterogêneo é sempre bem aceito como novidade e suas orientações são seguidas pelos comandados.

Isso, porém, não invalida a qualidade do treinador que levou o Corinthians a títulos importantes, inclusive o mundial de clubes. Deve-se considerar para justificar o bom desempenho da seleção em Quito a média de idade dos jogadores, muitos deles com menos de 25 anos,, como Gabriel Jesus e Neymar.

O importante é que ocorram duas alternativas. A primeira que Tite tem voz ativa na CBF, pois a sua orientação como grande responsável terá prioridade no comando da equipe. Segunda é ter a confiança da entidade valorizando-o mesmo nas derrotas, e não seguir exemplos anteriores que o treinador ficava com a corda no pescoço no primeiro revés da seleção.

Novo teste será nesta terça-feira, em Manaus, quando a seleção enfrentará a Colômbia, abrindo a oitava rodada das eliminatórias. Como aval do primeiro jogo em Quito, a seleção irá confiante e isso é meio caminho andado para chegar à nova vitória, e melhorar suam posição na tabela de classificação, atualmente em quinto lugar, com 12 pontos, um a menos dos colombianos, em terceiro lugar.

Em Manaus, local da partida, a seleção terá quatro dias para descansar. A delegação chegou na própria quinta-fera e, com isso, terá quatro dias para se preparar. Haverá tampo para Tite corrigir detalhes do primeiro jogo.

Sempre notícias, o jogador Messi voltou a jogar na seleção da Argentina e com ele, a equipe ganhou do Uruguai, por 1 a 0, com gol do próprio Messi. Agora a Argentina que enfrenta a Venezuela, em Caracas, nesta terça-feira, está na liderança da competição, com 14 pontos e, diante da fragilidade do adversário, deve manter a ponta, pois Uruguai, Colômbia e Equador, mesmo que vençam, não alcançam os argentinos.