Wellington Silva

8º BEC em socorro a BR-156


Finalmente, após décadas de espera, a BR-156, estrada mais longeva a pavimentar no território nacional brasileiro, desta vez terá uma atenção especial do governo federal através de nosso glorioso Exército Brasileiro que já mobilizou máquinas e equipamentos diversos do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, o 8º BEC, com sede em Santarém, estado do Pará, para o nosso estado do Amapá.

 

A articulação, feita pelo senador amapaense e ex-presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, obteve imediato atendimento do novo comandante da corporação, general Paulo Sérgio Oliveira, sensível aos problemas de acessibilidade dos amapaenses ao longo da estrada.

 

A operação de engenharia, batizada de OPERAÇÃO MATAPI, em homenagem ao rio Matapi, culminou em uma grande mobilização logística dos mais variados tipos de máquinas, equipamentos, e de especialistas em serviços de terraplenagem, drenagem de águas pluviais, e principalmente, de compactação asfáltica para trabalhar o trecho Macapá/Laranjal do Jari, percurso que se torna difícil para motoristas principalmente no inverno, situação de risco e com ocorrências de acidentes, por várias décadas.

 

Geograficamente, a BR-156 é considerada a grande espinha dorsal do Amapá pois corta a região de um ponto a outro, de norte a sul e de sul a norte, apresentando ramificações de estradas vicinais para municípios e comunidades circunvizinhas.

 

O início dos trabalhos deverá ocorrer no comecinho de junho com prazo de encerramento previsto para antes do final de 2021.

 

O comandante do 8º BEC, Coronel Gil Valadão Fortes, em informação a imprensa, detalhou o seguinte:

 

“Todos os meios seguem de Santarém, por via fluvial, para concentração em Macapá. Após a mobilização, os trabalhos do 8º BEC na Operação Matapi terão a finalidade de realizar a terraplanagem e pavimentação asfáltica correspondente ao Lote 4 da BR 156, entre Macapá e Laranjal do Jari, no estado do Amapá”, enfatizou o militar.

 

Notícia melhor não poderia ocorrer para os amapaenses, principalmente para a população de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, moradores que por décadas sofrem diversos transtornos de dificuldades de acesso para chegar com segurança, e em menor tempo, ao seu destino.