Wellington Silva

A bucha


Velha, cansada e desgastada pelo tempo, ela bem que gritou e implorou para darem entrada nos seus papéis de aposentadoria pelo INSS, e ninguém deu bola. E então, Dona bucha, residente dentro de um transformador de energia de alta tensão, domiciliada na subestação da Zona Norte, em Macapá, se borrou, finou-se, torrou ou torrou-se, quem sabe de susto dos incontáveis raios que caíram em Macapá, fenômeno que ninguém nunca tinha visto por estas bandas de cá!

Historicamente, existem vários tipos de buchas!

Atualmente, técnicos revelam que comportamentos nada recomendáveis da empresa diretamente responsável pela manutenção do sistema de geração de energia elétrica da Zona Norte justamente gerou “estórias” que os antigos denominam de “bucha de canhão”!

Penso que o povo amapaense também quase vira “bucha de canhão”, não fosse os inevitáveis protestos populares e o movimento parlamentar amapaense.

Além do laudo da Politec, vamos aguardar as manifestações do Ministério Público, Polícia Federal e Aneel, considerando que o Tribunal de Contas da União já autorizou instauração de processo de investigação sobre as causas do apagão, ocorrido no Estado do amapá, pedido atendido pela ministra Ana Arraes (TCU), por solicitação do Senador Randolfe Rodrigues.

A auditoria do Tribunal de Contas da União pretende analisar quais foram as causas e as consequentes responsabilidades que conduziram o Amapá ao grave estado de apagão e de racionamento de energia elétrica, fato gerado desde o dia 03 de novembro de 2020, nos 13 dos 16 municípios da região

Já de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na pessoa de seu diretor, André Pepitone, um relatório de análise será apresentado em dez dias.

Através de articulações do Senador Lucas Barreto com o Diretor da Aneel formas estão sendo estudadas para melhoria da geração de energia elétrica em nosso estado, como por exemplo injetar energia do linhão a subestação local.

Incrivelmente, geramos muita energia, mas para outras regiões!

Neste final de semana, o Presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, trouxe o presidente da República Federativa do Brasil para averiguar e encaminhar, “in loco”, problemas e soluções contra o caos energético que se instalou em nossas terras tucujus.

Que venham as melhores soluções e assim seja!